activa

Perfil

Moda

Modelo Hanne Gaby Odiele revela que é intersexual

"É muito importante para mim, neste momento da minha vida, quebrar o tabu".

Cláudia Turpin

Ian Gavan

Hanne Gaby Odiele é natural da Bélgica, mas foi nas passarelas internacionais, a desfilar para a crème de la crème da indústria da moda, que fez carreira.

Agora, usa a plataforma que criou para fazer ouvir as vozes marginalizadas, incluindo, de certa forma, a sua. Numa entrevista recente, a modelo revelou que é intersexual.

"É muito importante para mim, neste momento da minha vida, quebrar o tabu", disse ao 'USA Today'. "Nesta altura, nos dias de hoje, devia ser perfeitamente normal falar sobre isto".

Os intersexuais são indivíduos que nascem com genitália que dificulta a sua identificação como totalmente do sexo feminino ou masculino. Por exemplo, podem nascer com órgãos reprodutivos mistos ou o exterior pode ser masculino e o interior feminino, e vice-versa.

Instagram

Odiele nasceu com testículos internos e sem ovários e útero. Aos 10 anos, os seus pais disseram-lhe que se não os removesse, "podia ter cancro" e "não se desenvolver como uma mulher normal", portanto foi operada. Na altura, não compreendia exatamente o que se estava a passar, mas sabia que não poderia ter filhos. Aos 18 anos, submeteu-se a uma cirurgia de reconstrução vaginal. A experiência teve um impacto duradouro na manequim.

"Ser intersexual não é nada de outro mundo", afirmou. "Se os meus pais tivessem sido honestos desde o início... tornou-se um trauma por causa da forma como o fizeram", explicou.

Odiele pretende trabalhar junto da sua comunidade e ajudar a consciencializar a sociedade sobre esta condição que afeta 1,7% da população mundial. A modelo quer proteger especificamente as crianças, que muitas vezes são obrigadas a submeterem-se a cirurgias que não compreendem para se assemelharem aos conceitos tradicionais de homem e mulher.

"Tenho orgulho em ser intersexual, mas sinto raiva por este tipo de cirurgias [sem o conhecimento e consentimento das crianças] aconteçam".

Em 2016, a musa de estilistas como Alexander Wang, Donatella Versace, Raf Simons e Marc Jacobs, casou com o também modelo John Swiate.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!