activa

Perfil

Moda

Designer diz que o 'efeito Kate Middleton' lhe arruinou o negócio

A criadora do vestido que a Duquesa de Cambridge usou no anúncio do noivado diz que a marca não estava preparada para o aumento da procura que se seguiu.

Cláudia Turpin

Chris Jackson

Quando o Príncipe William e Kate Middleton anunciaram o noivado em novembro de 2010, a designer Daniella Helayel não sabia que a sua vida estava prestes a mudar para melhor... e depois para pior.

O vestido azul que a agora Duquesa de Cambridge usava na altura tornou-se uma verdadeira sensação graças ao 'Efeito Kate', que acabou por levar a marca Issa ao declínio.

"No ano anterior, a marca estava em crise financeira", disse à revista 'You'. "A Issa era uma uma marca de nicho, tínhamos uma base leal de consumidores, mas em 2008 e 2009 estávamos em sérios apuros financeiros", continuou. "Quando a Kate usou aquele vestido tudo mudou".

Chris Jackson

O vestido esgotou em apenas cinco minutos e foi encomendado milhares de vezes depois disso. Helayel e a sua equipa não faziam ideia de que Kate ia usar o vestido naquele dia, portanto não tiveram tempo de garantir que o inventário correspondia à procura. E o interesse não desvaneceu nas semanas que se seguiram ao noivado. Na verdade, as vendas duplicaram.

"Eu não tinha o dinheiro para financiar a produção àquela escala", continuou. "O banco recusou-me um crédito e a fábrica exigia que pagasse as contas. Precisava de um investidor".

E encontrou uma: Camilla Al-Fayed, meia-irmã do falecido Dodi Al-Fayed, que morreu no mesmo acidente que vitimou a Princesa Diana em 1997. Contudo, não foi o suficiente para salvar a marca, que Danielle abandonou em 2013 devido a conflitos criativos com o novo Diretor Executivo. A Issa chegou ao fim dois anos depois.

"Saí porque não aguentava mais", explicou. "Sentia-me tão stressada que os meus cabelos ficaram brancos e começaram a cair. Fiquei despedaçada com o fim da marca. Eu tinha um ótimo negócio, que construí sozinha durante uma década e vê-lo evaporar-se foi devastador".

A designer tem agora uma nova mara, a Dhela, cuja primeira coleção tem alguns apontamentos da Issa.

"Criar é o que faço e o que amo, e estou muito feliz por estar de volta".

Vídeo relacionado: Família Real britânica treina para corrida beneficente

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!