The Weeknd pôs um ponto final na sua parceria com a H&M devido a uma campanha, no mínimo, insensível.
A multinacional sueca de moda deu por si no centro de uma grande polémica após divulgar a imagem de um modelo infantil negro, que usa uma sweatshirt na qual se lê: “O Macaco Mais Fixe da Selva”.
“Acordei esta manhã chocado e envergonhado com esta foto”, tweetou a estrela canadiana. “Estou profundamente ofendido e não trabalharei mais com a H&M”.
O cantor já colaborou com a H&M em duas ocasiões, e a sua coleção mais recente foi lançada em setembro de 2017. Ainda não se sabe quando os produtos serão retirados das lojas.
Entretanto, a H&M já pediu desculpa publicamente pela maneira como decidiu promover a peça.
“Percebemos que muitas pessoas estão perturbadas com a imagem. Nós, que trabalhamos na H&M, só podemos concordar.
Pedimos imensa desculpa pelo facto de a fotografia ter sido registada e também nos arrependemos da sua impressão. Por conseguinte, não só removemos a imagem dos nossos canais, mas também a peça da nossa oferta de produtos a nível global.
É óbvio que as nossas políticas não foram seguidas corretamente. Sem qualquer dúvida. Vamos investigar minuciosamente por que motivo isto aconteceu para evitar que este tipo de erro se repita”.
A imagem polémica foi retirada do site, tal como a peça de roupa. Contudo, o mal já estava feito. Foram várias as celebridades que se manifestaram online, especialmente estrelas ligadas ao Hip Hop, ao Rap e ao R&B, sendo que muitas delas apelaram ao boicote da marca.