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'It Girls' da blogosfera: Camila Coelho

Os seus tutoriais de maquilhagem conquistaram milhões de pessoas e, em quase 5 anos, esta brasileira emigrada nos Estados Unidos criou um império assente na moda e na beleza. Fomos conhecer, em exclusivo, a blogger mais bem paga do Brasil.

Cláudia Turpin

Idade: 28
Anos de Atividade: 4
Seguidores no Instagram: 4.1 milhões
Gostos no Facebook: 2.8 milhões
Subscritores no Youtube: 2.5 milhões
Seguidores no Twitter: 223 mil
Principais países de origem dos fãs:
Brasil, Portugal e Estados Unidos
Média de pageviews mensais: 1,5 milhões
Posição no ranking Signature9: 11 (2014)

Camila Coelho é a personificação de um fenómeno da internet. Combinadas, todas as suas contas nas redes sociais somam mais de nove milhões e meio de seguidores. De maquilhadora da Dior a convidada de honra em desfiles de alta-costura e empreendedora do meio digital, aos 28 anos tem o mundo nas mãos. O percurso para chegar ao topo parece retirado de um conto de fadas.
A estrela nasceu em Virginópolis, cidade com 11 mil habitantes em Minas Gerais. Da infância, recorda com carinho os passeios de patins e bicicleta, reunir mais de 20 amigos para jogar ao mata à porta de casa e aprender a dar valor às coisas simples da vida. “Eu sempre digo que o interior é o melhor lugar para uma criança crescer. Fui muito feliz em Minas”, revela. Foi também nessa altura que começou a sobressair o seu amor por roupa e maquilhagem. “Quando tinha uns 5/6 anos, usava os batons da minha mãe e tinha uma bolsinha rosa sem a qual não podia sair de casa. Sempre fui muito vaidosa”, admite.
Aos 14 anos, Camila muda-se para Scranton, Pensilvânia, onde o período de adaptação se tornou mais fácil através dos estudos. “Adorei a escola, que era o lugar onde passava a maioria do tempo”, recorda a blogger, que na altura não era fluente na língua inglesa. “Aprendi rápido, com muito esforço e porque não tinha vergonha de falar.” O desempenho de mérito valeu-lhe uma bolsa para frequentar a Universidade daquele Estado, mas decidiu mudar-se para Framingham, Massachusetts, para viver com uma tia.
Em 2010, começou a trabalhar como vendedora, e depois make-up artist da Dior na cadeia de lojas Macy’s. “Foi ali que tudo começou e decidi tornar-me maquilhadora profissional. Tenho lembranças muito especiais dessa época porque adorava maquilhar uma cliente e ver a felicidade no rosto dela. Me fazia feliz, sabe?”

ESTRELA EM ASCENSÃO
Impulsionada pelo impacto positivo da nova função, nesse mesmo ano, Camila decidiu criar um canal no YouTube com tutoriais de maquilhagem passo a passo, como hobby. E é exatamente um passatempo que vê quando revisita os seus primeiros vídeos, gravados com uma câmara portátil e iluminados com um candeeiro. “Realmente não imaginava que poderia se tornar o meu trabalho”, explica. “As filmagens não eram profissionais, mas ao mesmo tempo vejo ali uma menina cheia de vontade de passar tudo o que sabia para quem estava assistindo.”
Carismática, espontânea e sem nunca perder o sotaque mineiro, fazia com que as aulas parecessem simples conversas entre amigas. Isso criou empatia com as fãs, que se identificaram com o seu estilo e não pararam de aumentar. Em abril de 2011, perante os pedidos para criar um espaço que agregasse as suas dicas, a menina vaidosa de Minas lançou o blog ‘Super Vaidosa’ – que atualmente carrega o seu nome. Surgiu assim a oportunidade de partilhar conteúdos diários, não só de beleza mas também de moda e lifestyle, outra das suas paixões. “Acredito que as áreas se complementam e é uma delícia poder dividir com as minhas leitoras um pouquinho dos meus dois mundos.”
Em apenas seis meses, o sucesso foi tanto que Camila optou por se dedicar exclusivamente ao novo projeto. As marcas, atentas aos primórdios do fenómeno, começaram a enviar-lhe produtos sobre os quais dava a sua opinião online. Com a ajuda do marido, Icaro Brunner Coelho, começou a gerir a nova carreira e a página. “Ele sempre foi um grande companheiro, me apoiando desde o início. Hoje é meu empresário e me acompanha em todas as viagens e trabalhos. Tê-lo ao meu lado não tem preço.”

TOQUE DE MIDAS
Em 2012, a princesa da internet ganhou uma fada madrinha. O seu potencial não passou despercebido à empresária brasileira Alice Ferraz, fundadora da rede de blogs de moda e lifestyle FHits, a atual casa do site de Camila e a responsável pela sua imagem e comunicação. “Sempre admirei muito a empreendedora que ela é, e quando recebi o convite fiquei muito feliz. Acreditei muito no meu potencial para crescer ainda mais profissionalmente dentro desta plataforma e desde então a Alice tem sido uma grande mentora.” Com a parceria veio uma ascensão meteórica. A blogger brilhou em campanhas de marcas de peso, como a Tresemmé na América Latina e a Colgate no Brasil; foi capa de revistas, musa das mais variadas linhas e protagonizou uma websérie de maquilhagem da Natura. Recentemente, assinou uma coleção para a conceituada marca norte-americana de maquilhagem Sigma. Em 2013, tornou-se a primeira brasileira a atingir um milhão de seguidores no Instagram.
Nos últimos anos, tornou-se presença assídua nas Semanas da Moda. Aliás, um dos momentos que destaca na carreira é aquele em que deu por si como convidada de honra no desfile da Dior em Paris, vestida pela maison, em setembro de 2015. Fechava-se assim um ciclo iniciado cinco anos antes no balcão da Macy’s. “Sentar ali na primeira fila com a marca onde tudo começou para mim foi inexplicável.”

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Agora os vídeos do YouTube, outrora com uma luz amarelada, são gravados a partir de uma casa nova com um piso inteiramente dedicado ao trabalho de Camila. A câmara portátil transformou-se em equipamento profissional, operado pelo companheiro de todas as horas, Ícaro.
A força virtual de Camila Coelho transpôs-se para o mundo real. É a blogger que mais fatura no Brasil e divide o seu tempo entre as duas Américas, sem nunca descurar a relação com os fãs. “É muito gostoso e gratificante receber um carinho tão verdadeiro, sinto que tenho uma responsabilidade muito grande em sempre passar uma mensagem positiva para cada um deles.” A recém-coroada ‘Beauty Influencer do Ano’ brasileira não tenciona ficar por aqui. “Uma das minhas metas é criar a minha própria marca.”

CHAT
Quanto tempo demora para se arranjar?
No dia a dia, no mínimo, uns 40 minutos.

Como define o seu estilo pessoal?
Clássico, feminino e ao mesmo tempo ‘descolado’.

Quem são os seus ícones de moda e beleza?
De moda, a Sarah Jessica Parquer porque é sempre super elegante, moderna, chic e feminina. De beleza, a Audrey Hepburn, que transformou o estilo clássico e delicado em tendência. Sempre que faço o delineado lembro dela.

Como lida com as críticas?
Fazem parte, afinal nunca vou conseguir agradar a todos. As críticas construtivas são ótimas, já aprendi muito com elas.