activa

Perfil

Moda

Moda: Os luxos de Letizia em 2018

Em 2018, 60% do dinheiro gasto por Letizia foi em roupa

Activa.pt

Eduardo Parra

Um verdadeiro ícone de estilo, Letizia é conhecida pelas reciclagens que faz de vários looks. Ainda assim, com o terminar de 2018, um balanço feito pelo site Vanitatis, revela que a mulher de Felipe VI estreou mais de 30 conjuntos de roupa e que os gastos que teve, não só com tais peças, mas também com sapatos (quase quarenta estreias) e jóias, foram de cerca de 60% do valor que recebe anualmente.

No total, a monarca espanhola despendeu mais de 80 mil euros em artigos de vestuário e complementos relacionados. Ora, tendo em conta que, todos os anos, recebe uma quantia de cerca de 131 mil e 400 euros, deparamo-nos com a percentagem de 60%, o que significa que a mulher do rei de Espanha investe mais de metade do valor recebido anualmente em artigos que lhe permitam manter o seu estatuto de ícone, no que às escolhas de moda diz respeito.

Em comparação com o ano de 2016, que, importa referir, foi atípico para a realeza espanhola, tendo em conta a situação política delicada que o país enfrentava no início do ano, Letizia gastou, em 2018, quase mais 25 mil euros em vestuário. Em 2015, tinha gasto quase o valor total - 130 mil euros -, e, em 2017, quase 96 mil euros. Este ano, o balanço é ligeiramente mais "económico", mas, ainda assim, elevado.

Para as estatísticas, foram apenas consideradas as peças que a rainha usou pela primeira vez este ano, independentemente de as poder, eventualmente, ter comprado antes. Além disso, desconhece-se se lhe foram oferecidas, se obteve algum desconto ou se, com algum arranjo, determinadas peças ficaram mais caras, pelo que os valores analisados foram os de "tabela".

Carlos Alvarez