activa

Perfil

Moda

12 regras a ter em conta antes de comprar nos saldos

Selecionamos as regras de ouro para aproveitar os saldos e fazer investimentos úteis.

Activa.pt

Getty Images/iStockphoto

A época de saldos começa oficialmente a 28 de dezembro e só termina a 28 fevereiro de 2014. Ao todo, são dois meses de saldos, numa altura em que as lojas antecipam esta época com muitas promoções. Mas para fazer as melhores compras deve ter em conta algumas dicas para gastar menos e comprar artigos realmente úteis.

1- Estabeleça quanto quer gastar. Os saldos são uma tentação, ver peças a um preço mais baixo cria um desejo de compra que muitas vezes se torna irracional. Para não comprar por impulso ou pela simples razão de ver peças a preços mais reduzido, tente limitar o valor que vai gastar e não entre em loucuras.

2- Antes de sair de casa estude o que tem no guarda-roupa. Quando vamos às compras, não abrimos a despensa para saber que está em falta? Com a roupa, o processo é o mesmo. Não vale a pena comprar mais uma saia preta se já tem quatro. Procure analisar as peças que já estão mais gastas ou as aquelas que sempre quis comprar e ainda não teve oportunidade.

3- Invista em peças de qualidade. Esta é altura ideal para fazer bons investimentos. Artigos que são habitualmente caros, como as malas em pele tornam-se mais acessíveis nos saldos. As peças de qualidade acabam por ter uma maior durabilidade e compensar o gasto inicial.

4- Analise a peça antes de a comprar. Muitas vezes, na confusão dos montes de roupa, acabamos por comprar peças sem observar em que estado se encontram. É importante que verifique se não tem qualquer tipo de defeito.

5- Experimente sempre as peças. De nada vale comprar uma saia que está dez vezes mais barata se não lhe serve. As filas para os provadores até podem fazê-la pensar duas vezes ("isto é um 38, há-de servir-me de certeza") Antes de comprar, é essencial experimentar para ver como a peça funciona no seu corpo e se aquele é mesmo o tamanho certo.

6- Pense na próxima estação. Já olhou bem para as montras das lojas? Em pleno inverno os vestidos e blusas têm manga curta e tecidos leves. Ou seja, mesmo nos saldos do inverno pode comprar uma peça para usar na primavera ou no verão.

7- Invista nos clássicos. Há peças intemporais que são sempre escolhas acertadas. Uma camisola de caxemira, um trench coat, um vestido preto ou uma saia lápis são básicos do guarda-roupa feminino que vai ter sempre oportunidade usar. Esta pode ser a ocasião para adquirir estas peças, com qualidade a um preço mais reduzido.

8- Não compre por impulso. De nada vale comprar a grande tendência da estação quando sabe, à partida, que apenas a vai usar uma vez numa saída à noite, com um casaco por cima, para ninguém reparar na sua extravagância.

9- Evite as horas de maior confusão. As manhãs são o período ideal para ir às compras; as lojas estão mais arrumadas, não há tanta confusão e assim pode ver todas as peças de forma calma e sem ser levada naquele stresse de pegar em tudo o que vê.

10- Antecipe ocasiões futuras. Se já foi convidada para um casamento no próximo verão, pode aproveitar a época de saldos para comprar o vestido dos seus sonhos a um preço mais acessível. Também pode tentar comprar algumas prendas, se tiver aniversários próximos.

11- Pense em como conjugar as peças. Quando comprar uma roupa nova lembre-se do que já tem no armário e como pode combiná-la. Se, para usar uma nova peça tem que comprar outra para formar conjunto, vai acabar por gastar mais dinheiro desnecessariamente.

12- Saiba o que se vai usar na próxima estação. Antes de ir às compras, tente descobrir quais as tendências da estação seguinte. Na edição de janeiro da revista Activa desvendamos todas as boas compras para usar na primavera.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!