Colarinhos com pregas, espartilhos e mangas com muito volume foram elementos essenciais da tendência barroca, e agora claramente estão de volta.
A combinação do grunge dos ’90s grunge com um toque futurístico e de obscuridade nas passarelas criou uma realidade alternativa do famoso filme Matrix. Quer seja uma afirmação sobre o estado atual da nossa cultura ou um simples desejo de reintroduzir o couro nas nossas vidas, as marcas estão a optar por visuais simplificados e um pouco cyberpunk.
No outono/inverno 2019, marcas como Proenza Schouler e 3.1 Phillip Lim revisitam e reconstroem peças clássicas de formas modernas. A mistura de materiais e a reinvenção de cortes clássicos resulta em peças clássicas.
Em 2019, os designer abraçaram uma abordagem diferente aos padrões sazonais com a emergência dos gráficos em preto e branco. Por exemplo, Marc Jacobs apostou nos florais, enquanto a Areaestreou o seu logótipo. Certo é que aqui não entram outras cores.
Regra geral, o outono é sinónimo das mesmas cores todos os anos, mas não em 2019. As marcas vão alargar o espetro com visuais em tons ousados, desde o rosa vivo, passando pelo cor de laranja, ao verde-azulado. Independentemente de o seu objetivo ser misturá-las ou criar um visual monocromático, o que não lhe vai faltar são opções.
A tendência do oversized continua, mas com um toque moderno: os designers resolveram marcar as silhuetas das suas musas com uma variedade de cintos.
Nos dias frios, nunca ponderamos sair de casa enroladas nos nossos cobertores – pelo menos não a sério. Mas este ano finalmente teremos essa oportunidade… ou algo muito próximo disso. Os casacos acolchoados e os detalhes com efeito de remendos lembram nem mais nem menos que a roupa de cama. Graças a criadores como, por exemplo, Prabal Gurung e Oscar de la Renta, o próximo outono/inverno promete ser extra aconchegante.