activa

Perfil

Moda

Estrias, celulite e barriga flácida: A campanha de fatos de banho que está a levar a internet à loucura!

Foram muitos os elogios à marca por ter escolhido modelos com curvas e ter evitado retocar as imagens. Mas também há críticas...

Activa

Divulgação

Uma nova campanha de fatos de banho lançado pela H&M está a causar furor na internet. Tudo porque, para além de mostrar mulheres das mais diferentes etnias, entre as modelos que protagonizam o catálogo, está uma mulher com curvas!

Divulgação

As fotos da modelo publicadas no Instagram da marca receberam muitos elogios pela escolha de uma "mulher real". Muitas mulheres identificaram-se com o corpo da modelo e viram-se representadas numa campanha de moda em que o alvo é o corpo.

"Finalmente modelos realísticas!", "Escolheram uma mulher normal como modelo" e "Enfim uma publicidade que não é mega retocada e com corpos que correspondem a muitas de nós. Cada corpo é magnífico, não é preciso que seja mais isso ou aquilo, é apenas necessário sentir-se bem com o seu próprio corpo", foram alguns dos comentários.

Divulgação

Porém, algumas mulheres criticaram o excesso de atenção que a campanha de moda recebeu e, principalmente, o uso do termo "mulher real" para caracterizar a modelo escolhida pela marca: "Algumas de vocês perderam o ponto. Mulheres reais são todas as mulheres. Do menor ao maior tamanho. Mulheres com ossos e com curvas são todas mulheres reais e todas temos nossas próprias histórias com nossos corpos. Todas temos coisas que gostamos menos e mais sobre os nossos corpos e cada uma de nós tem a sua própria jornada" e "Meninas, ao invés de discutirem sobre o quanto esta mulher é "real", podemos apenas apreciar o facto de que estamos a nos distanciar dos estereótipos de modelo e começamos a valorizar todas as mulheres, não importa o tamanho, altura ou cor da pele."

Para além da modelo que mostra uma barriga mais flácida, as fotos do catálogo também foram pouco retocadas, o que deixa visível marcas de estrias e celulites. Esta prática não é novidade, a H&M já tinha sido destaque no verão do ano passado por exibir modelos com todas as suas cicatrizes e marcas na pele, sem retoques.

Divulgação

Numa época em que se fala cada vez mais sobre a valorização de todos os tipos de corpos, desce a popularidade de marcas como a Victoria's Secret, que sempre vendeu suas peças com a ajuda de modelos que têm padrões de beleza bastante rígidos. Veja no vídeo o declínio da Victoria's Secret explicado em 2 minutos!

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!