activa

Perfil

Moda

E se pudesse mudar a cor das suas peças de roupa e acessórios?

Uma nova tecnologia promete revolucionar o mundo da moda (e não só).

Activa.pt

Recentemente, um grupo de investigadores do Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory (CSAIL), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), criou uma tinta que promete revolucionar, entre outras áreas, o mundo da moda. Ora, esta novidade permite-lhe eleger a cor que deseja para as suas roupas e acessórios (ou qualquer outro objeto), através de uma mistura que inclui das tintas fotocromáticas de tons magenta, amarelo e azul, que é depois exposta a luz ultravioleta.

Designada PhotoChromeleon, esta nova tecnologia permite-lhe pintar qualquer peça com diferentes cores ou padõres - algo totalmente reversível e que pode repetir as vezes que quiser. "Este tipo especial de tinta poderá disponibilizar um vasto leque de opções de customização que pode melhorar a eficiência da manufaturação e reduzir o desperdício", refere o investigador do CSAIL, Yuhua Jin.

"Os utilizadores poderiam personalizar os seus pertences e aparência numa base diária, sem a necessidade de comprar o mesmo objeto várias vezes, em diferentes cores e estilos", acrescenta. A professora Stefanie Mueller, do MIT, diz ainda que, "ao dar aos utilizadores a autonomia de individualizarem os seus items, inúmeros recursos podiam ser preservados e as oportunidades de mudar criativamente os seus pertences preferidos não teriam limites".

Veja como funciona a tecnologia, no vídeo seguinte:

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!