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Como ter um princípio de gravidez saudável

Os conselhos de saúde e bem-estar, dados por uma especialista em fertilidade, para todas as mulheres que acabaram de saber da grande novidade: vão ser mães!

Cristina Tavares Correia/ACTIVA

Zita West, especialista em fertilidade e autora do livro 'Planear uma Gravidez', editado entre nós pela Civilização, deixa alguns conselhos de saúde básicos para todas as mulheres que estão no seu primeiro trimestre de gravidez.

- Dê ao corpo o descanso que ele pede: Vai sentir-se mais cansada que o habitual, sobretudo no fim do dia. Se o seu corpo lhe pedir uma sesta, quando chega a casa do trabalho, não abdique delas. 'E certifique-se que não tem de ser você a cozinhar!', escreve Zita. 'Descansar bastante está sempre no topo da minha lista de coisas recomendáveis a fazer.'

- Deixe de fumar hoje! As toxinas do tabaco penetram na placenta e podem prejudicar o bebé em todas as etapas da gestação. O tabaco na gravidez reduz o fornecimento de oxigénio ao feto e pode causar aborto espontâneo.

- Deixe de beber álcool: 'Aconselho as mulheres a prescindirem por completo do álcool durante a gravidez', diz a autora, justificando com a redução do fluxo de oxigénio para a placenta, que afecta o desenvolvimento do feto.

- Evite o café: Muitas mulheres enjoam só com o cheiro do café, nos primeiros meses. Zita West cita estudos que ligam o consumo excessivo de cafeína durante a gravidez a um maior risco de aborto espontâneo.

- Evite exercícios físicos extenuantes. Sobretudo se concebeu com o recurso a Fertilização in Vitro (FIV). 'Isto inclui exercícios envolvendo balanços e saltos, como por exemplo equitação', pode ler-se no seu livro. O exercício físico é óptimo durante a gravidez mas deve ser moderado. Não deixe que o seu ritmo cardíaco ultrapasse os 140 batimentos por minuto e opte por pesos mais leves, nos exercícios de ginásio.

- Evite banhos muito quentes e as saunas: Fazem subir a temperatura corporal, o que pode ser prejudicial ao embrião.

- Aprenda a relaxar: Pare de correr, evite o stress a todo o custo e abrande o seu ritmo de vida. Aprender técnicas e exercícios de relaxamento pode ser uma boa ideia.

- Adopte um plano alimentar saudável: Não são segredo para ninguém - reduzir a ingestão de sal, evitar fritos, gorduras hidrogenadas e hidratos de carbono simples, não esqueça os peixes gordos com Omega 3, coma pelo menos cinco porções de fruta e legumes e beba uma média de 1,5l de água diariamente. A princípio, os enjoos vão perturbar um pouco um plano de alimentação saudável mas ponha-o em prática logo que possa.

- Evite o sexo: A medida aplica-se se tem um historial de aborto espontâneo, hemorragias ou se concebeu com recurso à FIV, segundo Zita West, que avisa ainda para uma possivel quebra da líbido durante o primeiro trimestre, devido ao maior cansaço. 'Explique isto ao seu companheiro e tentem arranjar maneiras de se manterem fisicamente íntimos, durante este tempo.'

- Certifique-se que toma pelo menos 400mcg diários de ácido fólico. Ele ajuda a prevenir malformações no feto; a sua toma é recomendada a mulheres que estão a tentar engravidar.

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