As mulheres têm vozes delicadas. Os homens, graves. Quando nos exaltamos, podemos adquirir aquele irritante tom de voz esganiçado e quando estamos doentes ficamos com a vozinha por um fio. Podemos até ficar sem ela, afónicas! Há quem minta com as palavras, mas a voz acaba sempre por denunciar o farsante. Pela voz percebemos se alguém está triste ou alegre, cansado ou fresquinho que nem uma alface. Se está a ser sincero ou a esconder-nos algo. Mesmo que não conheçamos a pessoa e não a estejamos a ver, pela voz percebemos se é homem ou mulher e muitas vezes até conseguimos saber se é um jovem ou alguém de mais idade. A voz pode ainda denunciar o nosso estrato sócio-cultural e a nossa atitude. Por sua vez, a psicologia revela que crianças valorizadas são adultos de voz clara e bem articulada e, pelo contrário, miúdos sujeitos a educações autoritárias ou castradoras desenvolvem um tom baixo e tímido.

Mas para que a voz não se canse e não nos ‘doa’ temos de a estimar. São as nossas cordas vocais duas pregas musculares que ficam em posição horizontal dentro da laringe que ao vibrarem por acção do ar originam o som da nossa voz. E, como as cordas vocais são músculos, são sensíveis a estados de tensão e até à nossa atitude. Por exemplo, pessoas autoritárias costumam falar com voz grossa, porque comprimem a laringe, dificultando a vibração das cordas vocais, e quanto menos elas vibram mais grave é o som. Já quando nos exaltamos e gritamos, os músculos ficam em tensão, a laringe e as cordas vocais esticam, daí a voz aguda. Há ainda muitos agentes agressivos para as nossas cordas vocais e que podem dar cabo da nossa voz. Fique atenta, sobretudo se é um instrumento fundamental no seu dia-a-dia.

Os grandes inimigos

Tabaco, álcool, alterações de temperatura ou roupas demasiado justas são perigos para a manutenção de uma boa voz. Veja como eles prejudicam as suas cordas vocais e como pode diminuir os malefícios.


Tabaco

As centenas de substâncias tóxicas presentes nos cigarros são altamente irritantes. Estes venenos provocam um inchaço constante das cordas vocais, daí a voz normalmente mais grossa dos fumadores. O consumo de tabaco pode ainda, e na pior das hipóteses, conduzir ao cancro da laringe, boca, lábios e pulmões.


Álcool

São sobretudo as bebidas destiladas, como o uísque e o vodka, que mais a prejudicam. O efeito anestésico do álcool faz também com que a pessoa fale mais alto, muitas vezes forçando as cordas vocais sem se dar conta disso. A longo prazo, o consumo de álcool está também associado a alguns tipos de cancro, nomeadamente o da laringe, da língua e dos pulmões.


Barulho

Torna-se perigoso para a voz quando tentamos competir com ele. Em ambientes demasiado barulhentos para nos fazermos ouvir temos necessidade de falar cada vez mais alto, forçando as cordas vocais. Assim sendo, neste tipo de situação fale apenas o indispensável.


Roupa justa

À primeira vista pode parecer estranho, mas de facto aquilo que vestimos também pode comprometer a nossa voz. Golas que apertem o pescoço dificultando a movimentação da laringe e das cordas vocais e camisolas ou casacos que apertem o tórax ou a região abaixo das costelas tornando mais difícil uma respiração eficaz acabam por constituir esforços adicionais quando falamos. O uso de saltos altos, uma vez que altera a postura e a maneira de respirar quando nos tentamos equilibrar, pode ter o mesmo efeito.


Fazer vozinhas

Há quem o faça quando atende o telefone. Outros fazem-no para imitar alguém. Mas por vezes as pessoas nem se dão conta de que estão a falar com uma voz que não é a sua, forçando, mais uma vez, as cordas vocais. No imediato não há problema, mas a longo prazo pode perder a voz!


Pastilhas para a garganta

Têm um efeito anestésico, que pode levar-nos a falar de mais precisamente quando as cordas vocais estão mais debilitadas. Resultado: em vez de melhorarmos, podemos piorar. Chupe-as, mas lembre-se de que não está em condições de falar muito e, sobretudo, não abuse delas.


Frio

O choque térmico provocado por bebidas ou alimentos muito frios provoca inchaço e mucosidade nas cordas vocais. Antes de engolir qualquer coisa gelada, aqueça-a um pouco na boca.


Refluxo gastroesofágico

Muitas vezes, quando nos sentimos maldispostas porque comemos de mais ou algo que nos fez mal, o suco gástrico pode subir pelo esófago e atingir a laringe e as cordas vocais. O suco gástrico é altamente irritante para as cordas vocais e a laringe. Aliás, quem tem esta sensação percebe imediatamente como este suco, fora do seu habitat natural, é agressivo. Para que isto não lhe aconteça, evite comer muito tarde ao jantar e deitar-se logo a seguir. Os alimentos mais passíveis de provocar esta agressão são os gordurosos, condimentados, citrinos, bebidas gasosas e café. Se costuma acordar com azia e mau hálito, pode ser que venha a sofrer de refluxo gastroesofágico. Controle os seus horários e hábitos alimentares.


Desidratação

Não fique com sede por muito tempo. Ao beber, está a lubrificar as cordas vocais, que à medida que perdem lubrificação entram em atrito sempre que falamos. Isto faz com que possamos ficar roucas ou ter dificuldade em falar. Quem está todo o dia em ambientes com ar condicionado corre maior risco de desidratação.Por isso redobre o consumo de água.


Má postura

Esticar, baixar ou entortar o pescoço quando se está a falar altera a posição da laringe e prejudica a projecção da fala.

As cordas vocais também envelhecem

Quando um bebé nasce, basta o seu primeiro choro para o médico saber se está tudo bem com a criança. Depois, à medida que o ser humano vai crescendo, a sua voz vai sofrendo alterações, maturando e envelhecendo. É mais ou menos entre os seis anos e o início da puberdade que se começa a conseguir distinguir a voz de um menino da de uma menina. Porém, só na puberdade as diferenças se tornam mais drásticas. Nesta altura, o crescimento da laringe acompanha o restante crescimento corporal, o que está associado a todas as alterações hormonais próprias da idade. A voz dos rapazes torna-se muito mais grave, porque as suas cordas vocais crescem até 1 centímetro entre os 14 e os 15 anos, enquanto as das meninas crescem até 4 milímetros.

A maturação máxima da voz ocorre entre os 25 e os 40 anos. Esta tornase estável e apresenta características próprias, consoante o sexo, e raramente se confunde a fala de um homem com a de uma mulher. A partir dos 40, à medida que vamos envelhecendo, a voz também vai perdendo a vivacidade. E a quantas mais agressões a sujeitarmos pior. As alterações são mais precoces nas mulheres e acompanham as mudanças hormonais da menopausa. Porém, as mudanças nas vozes masculinas são mais notórias, tornando-as mais instáveis e agudas.

Outros factores físicos contribuem para o envelhecimento da voz. A capacidade respiratória fica reduzida, o que faz com que o idoso forme frases mais curtas, pois sente necessidade constante de reabastecer os pulmões de ar. A musculatura da laringe começa a atrofiar, causando o típico tremor vocal, e as cartilagens da laringe vão calcificando e endurecendo. Isto reduz a mobilidade da laringe e diminui a extensão vocal. Em idades muito avançadas, quando a coordenação motora dá sinais de falha, a pessoa começa a cansar-se mais e a ter dificuldades na velocidade da fala.

Sabia que…

… as cordas vocais femininas vibram mais de 200 vezes por segundo? Ao cantar, uma soprano eleva esse numero para mais de 1000 vibracoes por segundo.

… os homens tem a voz mais grossa porque as suas cordas vocais sao maiores do que as das mulheres.

A NAO ESQUECER

1 Respire pelo nariz. Assim o ar e aquecido, humedecido e filtrado antes . de chegar aos pulmões e torna-se menos agressivo para as cordas vocais.

2 Guarde momentos do dia só para si. Relaxe, respirando pela barriga, ou seja, inspire longamente, enchendo os pulmões em toda a extensão. Deixe a barriga descontrair-se, colocando uma mão sobre esta. Expire calmamente pela boca.

3 Os chás de perpétuas-roxas ou de cebola são benéficos e recomendados por cantores e profissionais da rádio.

Mais no portal

Mais Notícias

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Vida ao ar livre: guarda-sol Centra

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de

Charlene e Alberto do Mónaco apadrinham torneio de "rugby"

Procurador suspeito de assédio a colega vai a julgamento

Procurador suspeito de assédio a colega vai a julgamento

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Os melhores momentos da festa dos 50 anos da Victoria Beckam, que abandonou às cavalitas de David Bckham

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Ao volante do novo Volvo EX30 numa pista de gelo

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Fotógrafa Annie Leibovitz membro da   Academia Francesa das Belas Artes

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1625

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1625

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

Meta ‘abre’ Quest OS a outras marcas como Asus e Lenovo

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Pestana aumentou remunerações médias em 12%. Lucros caíram 4%

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Nasceu a filha de Sofia Arruda

Filha de Cuca Roseta apresenta-se no

Filha de Cuca Roseta apresenta-se no "The Voice" e leva mentores às lágrimas

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

IRS: Falta muito para receber o seu reembolso? Saiba como ler o estado da sua declaração

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

Quatro romances dos quatro cantos do mundo

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

JL 1396

JL 1396

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Corsair M75 Wireless: 29 gramas fazem a diferença?

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

Dânia Neto de lua de mel em resort de luxo na Tailândia

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

25 imagens icónicas do momento que mudou o País

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

A gestão aos gestores

A gestão aos gestores

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites