activa

Perfil

Saúde e Beleza

Faça nas férias o que não faz o ano inteiro!

Livre de horários e de mil e uma obrigações, aproveite estes dias de lazer para fazer o que lhe apetece. Lembre-se: está longe dos colegas, dos chefes, em família ou com amigos, e não tem de se preocupar com aquilo que parece bem.

Activa



1 - Este é o momento ideal para andar como bem lhe apetece. Se costuma maquilhar-se e não lhe apetece, não o faça! Ainda por cima está com ótimo aspeto, bem bronzeada, e não vem mal ao mundo se, durante uns dias, não recorrer à caixinha da saúde. Se, por outro lado, nunca tem tempo para o fazer, antes de ir para o emprego, esta é a altura certa para caprichar no visual... sem pressas.

2 - Desligue o telemóvel. Para relaxar a 100% tem de se afastar de todas as possíveis fontes de confusão e o telemóvel é uma delas. Ligue apenas às pessoas com quem lhe apetece falar. E nem veja televisão, se não quer saber o que se passa no mundo. Leia livros, revistas... a ACTIVA claro!

3 - Que prazer é acordar sem o irritante despertador! Se não tem crianças pequenas, as manhãs podem ser bem espreguiçadas até às 11h, caso tenha filhos, é uma boa altura para começar a treiná-las a ver um bocadinho de televisão de manhã, para dormir mais uns preciosos minutos.

4 - Tem uma mãe/sogra que adora os netos? E que está sempre a suplicar para ficar com eles? Então deixe as crianças com os avós, sem medos. Lembre-se que a sua mãe já a criou, e a sua sogra conseguiu educar o matulão do seu marido. Por isso, vá de férias em paz que os pequenos ficam bem.

5 - Não use relógio! Mas depois não ande constantemente a perguntar as horas aos outros. Simplesmente, não se deixe espartilhar pelos horários convencionais. Levante-se, coma e deite-se quando lhe apetecer. Faça apenas o esforço de não se estiraçar ao sol no período de maior calor.

6 - Tem marido ou namorado? Quer dar-lhe um grandioso beijo como vê no cinema? Pois claro, todas sabemos que estas grandes vontades aparecem quando menos se espera. Mas, se durante o ano, muitas vezes temos de refreá-las, de férias não se iniba e beije-o sempre que lhe apetecer, onde, quando e não interessa à frente de quem!

7 - Dê-se ao luxo de não pegar nas panelas durante os dias de descanso. Férias são férias, se tem um orçamento que lhe permite comer fora durante este período então para quê estar com trabalho em casa? A não ser que cozinhar seja uma grande paixão para si.

8 - Se costuma acordar tarde e não tem grande vontade de ir ao restaurante, eis uma boa solução: compre uma daquelas saladas já cortadas e lavadas, passe por água, disponha numa saladeira, tempere com azeite, vinagre e sal, junte uma latinha de atum, mexa, coma e corra para a piscina ou praia mais perto.

9 - Nós, mulheres, no que diz respeito à moda somos umas privilegiadas: podemos andar a chinelar o ano todo, que ninguém liga. Para quê andar a sofrer com sapatinhos aprumadinhos, se ainda por cima se os chinelos estão na moda? Havaianas para a praia, mules para sair à noite, e havaianas com saltinho para as tardes de passeio. Ponha a chinela no pé!

10 - Tem espírito de aventura? Parta sem destino marcado e vá ficando por diversas terrinhas. O máximo que lhe pode acontecer é não arranjar dormida, nos sítios mais concorridos, mas o carro é sempre uma opção. Escolha um local seguro e instale-se. De manhãzinha, peça encarecidamente no parque de campismo mais próximo que a deixem tomar banho ou procure uma estação de serviço com duches.

11 - Se o espírito de aventura não vai tão longe, alugue uma autocaravana. Pode à mesma fazer as suas férias móveis, mas tem dormida e banho garantidos.

1 2 - Já agora, se tem o tal espírito de aventura, mas está farta de conduzir, tem duas hipóteses: ou arranja uma companhia que conduza por si, ou corra o país de comboio ou autocarro. Sai mais barato e dá-lhe oportunidade de conhecer bem os locais de paragem, a pé.

13 - Mais uma boa notícia: nas férias não tem de se preocupar em andar com a roupa toda engomadinha. Mesmo que saia de casa com a roupa por passar a ferro, se a rugosidade não for escandalosa, vai ver que ninguém dá por isso. Por maioria de razão, toalhas, lençóis e outras roupas de casa não precisam de ver o ferro. E esta dica vale para todo o ano. Vai ver o dinheiro que poupa só em eletricidade.

14 - Não lhe apetece fazer a cama de manhã? Não faça! Deixe-a 'ficar a arejar'... Não lhe apetece lavar a louça do pequeno-almoço? Não lave! Deixe-a 'de molho'... Pronto, mas não ultrapasse os limites do razoável, sob pena de não conseguir entrar na sua própria casa! Depois, mobilize a família inteira para executar as diferentes tarefas.

15 - Uma boa alternativa, para evitar a louça suja em cima da bancada da cozinha, é usar louça descartável, de preferência de cartão, amiga do ambiente. Que sossego!

16 - Aproveite para fazer a sesta. É saudável e devia ser feita todos os dias. Por isso, em férias, não a deixe escapar.

17 - De repente, à uma da tarde, quando os seus amigos estão a telefonar para irem comer uma sardinhada, tem uma vontade irresistível de fazer amor? Arraste-o para a cama (banheira, terraço, despensa, enfim!) e seduza a sua cara-metade. Ele não vai resistir!

18 - Da mesma maneira, se não lhe apetece mesmo nada fazer amor, não faça! Abaixo toda e qualquer espécie de fretes!

19 - Tire todo o tempo do mundo só para si. Tome banhos de imersão, aplique máscara no cabelo, espalhe creme no corpo, mime-se.

20 - Compre um bloco de papel e descubra os seus talentos escondidos. Dos rabiscos podem sair desenhos engraçados. Se os fizer com lápis de cor quem sabe não descobre a vocação para a pintura? E se assim for, invista num curso nessa área.

21 - Se não arrancar elogios da família sobre as suas pinturas abstratas, compre um caderninho bonito e aproveite para contar as histórias das suas tias ou escrever as memórias de família. Mas se não está para romances, o bloco de notas também pode ser útil para descarregar tudo o que sente - amores ou desamores, ódios ou alegrias - sem molestar ninguém.

22 - Apetece-lhe um gelado, daqueles do tamanho de bifes, cheio de natas e chocolate? Então, força! Em férias não se deixe angustiar com a dieta.

23 - Finalmente, tem tempo para arranjar os seus álbuns de fotografias. Tire tardes só para estar a admirar as suas melhores poses.

24 - Não deixe passar o verão sem dormir uma noite ao ar livre, isto claro se tiver um terraço ou varanda. Conte as estrelas antes de adormecer, faça declarações de amor ao ouvido dele e espalhe repelente de insetos no corpo. Não torça o nariz! Faça desse momento uma verdadeira massagem erótica.

25 - Acampe na sala de jantar! Regresse à infância, monte uma 'tenda' usando uma colcha, lá dentro espalhe almofadas, e convide-o para um serão digno das mil e uma noites.

26 - Com a quantidade de areais desertos que existem no nosso País, pode soltar a musa marinha (aventureira) que há em si e levá-lo ao céu, à beira-mar. É só querer, não ficar logo no início da praia, para não serem interrompidos ou serem alvos de mirones.

27 - Se a minisaia é daquelas peças de roupa que nunca pode vestir, porque não se sente bem no local de trabalho, use e abuse nestas férias. Ainda por cima é um dos hits deste verão.

28 - Imagine que está em Marrocos e regateie os preços das roupas, na feira, do peixe, no mercado, e dos souvenirs, nas casas da especialidade. O mais certo é não conseguir descontos, mas pelos menos diverte-se.

29 - Gosta de cantar, mas a sua voz só é boa, enfim, para escrever à máquina? Deixe lá. Entoe uns dó-ré-mi à vontade, porque há sempre quem goste de ouvir mesmo o pior dos cantores. Se a sua voz é mesmo de fugir, mas não se consegue conter, experimente a clássica cantoria no duche, que os frascos não se importam. Ou então vá a um bar de karaoke às duas da manhã, a essa hora já ninguém deve perceber o quanto desafina!

30 - Faça tudo, mas mesmo tudo, o que lhe der na telha! Os únicos limites são o bom senso. Desde que não prejudique ninguém, nem corra o risco de ser presa, aventure-se!

** Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico **

Partilhar

Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!

Siga-nos no Twitter


    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!