106521963.jpg

O intestino deve funcionar bem

É através do trânsito intestinal que o organismo elimina toxinas e transporta a gordura para o exterior. Para conseguir que a sua barriga funcione como um relógio, deve consumir alimentos ricos em fibra: fruta, legumes, cereais e pão integral.

As fibras servem também para atenuar a fome, pois transmitem uma mais rápida sensação de saciedade.

Mexa-se!

Só emagrecerá se gastar mais calorias do que as que consome. Ignore o elevador e vá pelas escadas, dance enquanto aspira, inscreva-se na natação ao fim de semana, pedale na bicicleta, corra para o autocarro. Só assim conseguirá queimar o que come. Para além disso, um organismo exercitado tem, ao longo de todo o dia, um gasto energético mais eficaz. Durante uma dieta, o organismo vai buscar energia aos ‘armazéns’ que são as suas coxas, rabo, barriga ou braços. Pode até conseguir perder bastantes quilos sem actividade física, mas vai ter mais dificuldade em manter-se magra do que alguém que faça ginástica. O exercício diminui a taxa de gordura corporal e aumenta a massa muscular, o que lhe dará um aspecto mais tonificado e elegante. Uma caminhada de 15 a 20 minutos por dia pode ser a solução.

Espere dez minutos antes de petiscar

Se lhe deu vontade de petiscar, faça outra coisa. Tome um banho, vá dar um passeio, telefone a alguém. Regra geral, a vontade passa.

Evite as grandes oscilações

Passar o dia todo sem comer nada e, depois, chegar a casa e atacar a despensa é o pior que pode fazer. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de comida de que necessita para a sua manutenção diária reage como se estivesse a enfrentar um racionamento. O instinto de sobrevivência faz com que o gasto calórico seja menor, para que possa armazenar energia. Ou seja, tudo o que comer vai ser aproveitado ao máximo em vez de ser rapidamente metabolizado. O ideal é comer pequenas quantidades muitas vezes ao dia. Nunca esteja mais de três horas sem fazer uma refeição leve a não ser, obviamente, durante a noite.

Não às dietas iô-iô

Perder e recuperar peso de forma sucessiva, torna o emagrecimento cada vez mais difícil. A perda de peso muito rápida, caracterizada essencialmente por perda de massa magra, leva a um enfraquecimento do organismo e a um novo aumento de gordura mais repentino, que só muito dificilmente será eliminada. A perda de peso rápida pode também trazer consigo inestéticas estrias e complicações como a anemia. O emagrecimento lento é mais duradouro.

O pequeno-almoço é obrigatório

Nunca deixe de comer bem de manhã. Beber apenas um copo de leite ou um café e um bolo é um erro grave para quem quer emagrecer, pois tudo o que comer ao acordar será melhor digerido e terá com mais energia para fazer face ao resto do dia.

Inclua fruta natural no seu pequeno-almoço, as proteínassó devem ser incluidas caso exista um aumento das necessidades (adolescência , gravidez, amamentação).

Coma devagar

Comer à pressa é péssimo para a digestão. Se não tem o hábito de mastigar bem os alimentos faça o seguinte: pouse o garfo no prato depois de cada bocado e não volte a enchê-lo até ter esvaziado a boca.

Evite os alimentos salgados

Consome com frequência queijos, enlatados, carnes fumadas, temperos prontos e batatas fritas ou aperitivos de pacote? As comidas ricas em sal causam retenção de líquidos. O corpo adquire um aspecto inchado. Se tem celulite deve ter especial atenção a este problema.

Congele

Divida os cozinhados em pequenas porções que pode congelar. Assim, só vai comer o necessário.

Prefira sempre a ementa menos gorda

Se costuma almoçar num restaurante ou cantina onde tem à sua disposição vários pratos, escolha sempre a ementa com menor quantidade de gordura: é melhor comer carne grelhada que frita, mas é preferível frita que guisada. Evite os alimentos fritos. Os pratos guisados ou estufados podem até ser saudáveis se a gordura utilizada for exclusivamente o azeite.

Coma pouco à noite

Reduzir a ingestão de gorduras ao jantar é essencial para emagrecer. Comer demais à noite resulta em armazenamento de reservas porque esta é uma altura do dia em que o gasto de energia é mínimo.

O importante não é a que horas come mas sim o que come e em que quantidade. No entanto, o organismo gasta menos calorias à noite porque é um período de repouso. Assim, deve optar por fazer uma refeição leve ao jantar, como uma sopa ou um copo de leite com uma tosta.

Reserve as bebidas alcoólicas para os dias de festa

Além das calorias extras, o álcool, com excepção para o vinho tinto, não traz qualquer benefício para o organismo. Contem as chamadas calorias ‘vazias’, que engordam sem alimentar.

Durma bem

Oito horas pode parecer muito quando temos tantas coisas para fazer, mas é o mínimo que devemos dormir para recuperar forças. O sono reequilibra mente.

Cuidado com os doces

Para a maior parte das pessoas, aqui é que a dieta se torna mais difícil. Para um amante de doces, a vida perde todo o encanto se não tiver direito à sua recompensa diária sob a forma de um chocolate, fatia de bolo ou taça de sobremesa. Se quer emagrecer vai ter mesmo de cortar nos doces, o que não quer dizer que não possa comer uma pequeníssima guloseima todos os dias, um bonbom, uma bolachinha de chocolate ou dois quadradinhos de chocolate. Outra opção é estar toda a semana sem comer doces e comer uma sobremesa ao domingo. Prefira os doces com fruta, como mousse de manga, tarte de maça ou bolo de laranja.

Engane a fome

Tenha sempre à mão, em casa, na gaveta da sua secretária do emprego, dentro da sua mala, pacotes de leite, iogurtes, fruta, bolachas integrais e meia dúzia (amêndoas, nozes, avelãs, cajús).

Deixe as travessas na cozinha

Quando se for sentar è mesa, leve apenas o prato já servido. Evita assim a tentação de repetir. Sirva-se só uma vez.

Deixe de fumar

O alerta não é novo, mas nunca é demais repeti-lo. O cigarro prejudica a oxigenação sanguínea e das células o que, por exemplo, causa celulite. Como se não bastasse, fumar envelhece a sua pele.

Tome um suplemento vitamínico

É importante garantir níveis diários de certas vitaminas e minerais. Se tem uma alimentação pobre em frutas e legumes, tome um suplemento vitamínico, pelo menos quando se sentir mais cansada. Essenciais são também os anti-oxidantes, que combatem os radicais livres causadores de cancro. Estão presentes na Vitamina C (citrinos), beta-carotenos (cenoura, tomate e legumes laranja e avermelhados), vitamina E (grão, ovos, óleos vegetais e folhas verdes), magnésio (nozes e grão), zinco (grão, trigo, frutos do mar, carnes), crómio (cereais) e cálcio (leite).

Substitua

O azeite e os molhos de salada podem ser substituídos por sumo de limão, mostarda e ervas aromáticas. Corte com os refrigerantes e opte por água, chá ou sumos naturais leves (melancia, melão, ananás, maracujá ou uva). Substitua o pão branco por pão integral, o leite gordo por meio gordo, a manteiga por requeijão e as bolachas por pão com fibras.

Dê um salto ao corredor macrobiótico

Sempre que for ao supermercado, dê um pulo ao corredor dos produtos naturais. Conheça os produtos que se comercializam, leia os rótulos e veja se alguma coisa lhe agrada.

Marque na agenda o ‘dia dos disparate’

Hamburguers, cachorros-quentes, gelados com cobertura, cheese-cake, qual de nós não é simplesmente louca por, pelo menos, uma destas coisas? É possível comer qualquer um deles de vez em quando, mas não por sistema e há cuidados a ter na hora de escolher. Se quiser comer um hamburguer reforçado, daqueles grandes e cheios de molhos, dispense as batatas fritas e a sobremesa. Quando quiser comer as batatas, não coma o hamburguer. Se for lambuzar-se com um gelado, coma uma refeição saudável e pouco calórica primeiro. Quem adoptar por este tipo de estratégia, pode comer ‘fast-food’ mais ou menos de 20 em 20 dias. Com duas condições: coma apenas pratos leves nas outras refeições desse dia. A outra é que este tipo de farra gastronómica não pode mesmo tornar-se um hábito…

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No primeiro dia de visita aos Países Baixos, Letizia surpreende com ombros nus e saia prateada

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

Sony A6700 em teste: Vídeo cinemático

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

No Porto, interiores com identidade clássica e conforto intemporal

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Juice Ultra 2: Uma nova forma de carregar carros elétricos

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Fiasco: O novo bar do Porto é um quatro em um

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Bougain: Um ano a reavivar a História em Cascais

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Há séculos que não se assistia a nada assim: biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos este ano

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

Empregos rotineiros aumentam risco de demência. O que diz um novo estudo

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Eugenie, a princesa britânica que passa parte do ano na Costa Alentejana

Lá fora, a vida a acontecer

Lá fora, a vida a acontecer

Fed e BCE em direções opostas?

Fed e BCE em direções opostas?

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

Relógio Maxcom FW67 Titan Pro em teste: Resistência a preço acessível

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

No dia em que celebra 50 anos, Victoria Beckham partilha imagens da infância e assume-se uma mulher feliz

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

40 empresas portuguesas marcam presença na 62ª edição do Salão do Móvel de Milão

Portugal tem

Portugal tem "tudo preparado se for preciso evacuação"

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

Tesla introduz Model Y Long Range Tração traseira em Portugal

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1624

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Carla Andrino e o marido brilham no casamento de Dânia Neto

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Raquel Prates assume: “Tenho uma enorme admiração pela filha do Juan”

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

Cristina Ferreira mostra-se cúmplice de João Monteiro no Rio de Janeiro

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

Rir é com ela!

Rir é com ela!

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Liga dos Bombeiros defende que Governo devia acabar com agência de fogos rurais

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Tuberculose nas crianças: As recomendações da DGS para um diagnóstico atempado

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Filipe I de Portugal, por fim

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

Inês Degener Tomaz partilha fotos em família

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Portugal visto pelos estrangeiros

Portugal visto pelos estrangeiros

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

Reembolso do IRS: Só se recebe a partir de um valor e também só se paga a partir de outro

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

VOLT Live: reparação, atualização e segunda vida das baterias

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à

ULS precisam de meios para contratar psicólogos face à "enorme carência"

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Caras conhecidas atentas a tendências de moda

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Xiaomi 14: Desempenho de topo

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

10 estratégias para fazer novos amigos (quando se é adulto)

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

50 anos do 25 de Abril: 14 livros com vista para a liberdade

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites