77005627.jpg

Imagine que cada vez que se prepara para dar mais uma dentadinha numa deliciosa iguaria a sua mãe ou a sua tia buzinam ao ouvido: “Queres ser gorda, queres?” Respire fundo e faça mais um esforço. Visualize os seus pais a dizerem-lhe coisas como “A tua irmã arranjou aquele emprego e tu não passas da cepa torta.” Agora, imagine o que é passar grande parte da vida a ouvir mensagens semelhantes. O resultado mais provável é uma auto-estima que ande pelas ruas da amargura. Marta e Sofia (nomes fictícios), passaram por isso e contam-nos as suas histórias.

Marta não gosta da sua imagem. Dos pés à cabeça, há poucos cantos que escapem à inquisição desta estudante universitária de 24 anos: as pernas estão erradas, a barriga está errada, tal como o peso, a altura, o peito. Para não se martirizar com o assunto, aprendeu a brincar com isso. “Os meus amigos fartam-se de ralhar comigo. Nem dou por isso, porque me habituei a fazer piadas sobre o assunto. É uma maneira de o exorcizar.”

Não sabe muito bem quando começou a sentir-se assim, mas as comparações com a mãe, que lutava com um problema de excesso de peso, começaram cedo. “O meu pai costumava dizer-me, em pequena, para me irritar, que se eu não parasse de comer, ia ficar igual à minha mãe”. A adolescência não lhe deixou grandes saudades. “Até aos 15 anos, não tive muitos amigos. O facto de ser a melhor aluna da turma também não ajudava; ninguém gostava de mim.” O primeiro namorado, só depois dos 18. “Era possessivo e autoritário. Criticava tudo o que eu dizia, fazia, vestia. Mesmo assim, foi uma relação que se arrastou por quatro anos. Não suportava a ideia de o perder.”

À semelhança de Marta, a falta de auto-estima de Sofia, uma enfermeira de 35 anos, também passa por uma relação pouco pacífica com o seu corpo. “Nunca olhei para o espelho e disse para mim mesma: ‘Bolas, estou mesmo gira!’ O máximo que me saiu foi um ‘Hoje nem estás muito mal’.”


A mais introvertida e calada de três irmãs, Sofia acha que passou muitos anos na sombra da mais velha. “Ela era bonita, boa aluna, independente, tinha-se em muito boa conta. Ainda hoje tem. Conseguia sempre aquilo que queria”, recorda. As inevitáveis comparações com notas escolares, por parte dos pais e familiares, eram constantes. “Era com ela que a família ou amigos dos meus pais falavam, quando iam lá a casa. Sentia-me sempre esquecida, quase invisível”, recorda. Dessa época também se recorda da tia a dizer-lhe para ter cuidado com a comida porque “os homens não casam com gordas”. Talvez por isso tenha andado em luta cerrada contra a balança, durante uns anos. “Nem quando estive mais magra me sentia bonita. É realmente verdade aquilo que os psicólogos dizem, os gordos infelizes não passam a esbanjar felicidade quando perdem peso… a falta de auto-estima está lá sempre, gordos ou magros. Achamos sempre que nunca estamos bem, por muito que se perca peso.” Já começou a fazer as pazes com o corpo. Agora as inseguranças são de outra ordem. “Sou muito céptica em relação a mim. A minha primeira ideia é pensar que não vou conseguir concretizar um projecto, que vai tudo correr mal… e no final, quando tudo acaba bem, pergunto-me por que raio é me consumo com a minha falta de capacidade, quando até não sou assim tão má… pelo contrário (risos).”

“Podem passar uma vida inteira a boicotar-se a si mesmos”

Todas nós já nos rebelámos contra alguma parte do nosso corpo. Mas quem sofre de uma falta de auto-estima crónica tem problemas mais graves a resolver.


Geralmente, as pessoas com pouco amor-próprio têm um perfil comum. “Utilizam muitas frases negativas e, quando ligam o ‘complicómetro’, acham problemas em tudo. São mais ‘cinzentos’, fecham-se mais no seu casulo. Até a postura os denuncia: não põem os ombros para trás, não erguem a cabeça”, descreve Vera. Falta-lhes segurança e assertividade, ou seja, dizem pouco aquilo que sentem ou pensam com medo de serem criticados ou de falharem. Têm mais tendência para se sofrer de fobias, medos, ataques de pânico ou ansiedade generalizada. Podem passar uma vida inteira a boicotar-se a si mesmos. Vera tenta cortar esse mal pela raiz. “Há três frases proibidas no meu consultório: ‘não consigo’, ‘não sou capaz’ e ‘isso é muito complicado’ . Depois peço para terem atenção à quantidade de vezes que as utilizam e chegam à conclusão de que as dizem de cinco em cinco minutos. Reforçam negativamente a sua auto-estima e acabam mesmo por não ser capazes.”

A timidez não os caracteriza exclusivamente; podem até ser faladores e os cómicos de serviço. “O facto de falarem muito em público é uma máscara para esconderem a falta de segurança e de auto-estima. Isto acontece principalmente com os homens; eles usam a máscara do bonacheirão que se evidencia em público, mas que se assusta assim que se fala numa relação amorosa.”


Amar demais os outros sem gostar de si


“As pessoas que me procuram para tratar problemas de auto-estima costumam dizer-me que atraem as pessoas erradas”, conta Vera. “Elas próprias estão menos abertas a pessoas saudáveis porque sentem que, emocionalmente, não estão saudáveis. Pensam que não têm qualidades suficientes para os atraírem”, observa a psicóloga que também lhes consegue traçar um perfil de vida afectiva: “Caracterizam-se pelo desequilíbrio: ou são demasiado passivos ou até agressivos, uma situação que acontecem mais aos homens e que corresponde a um medo de perderem a parceira. As mulheres costumam ser mais passivas e até aceitam situações que vão contra os seus valores, para não perderem o parceiro. Mantêm-se em relações em que não estão satisfeitas porque acham que não conseguem melhor.”


A psicóloga e terapeuta familiar Robin Norwood descreveu estas situações no seu livro ‘Mulheres que amam demais’ (da Sinais de Fogo). Ela é uma das autoras que mais estudou a dependência emocional feminina e que lançou os grupos de ajuda para mulheres que estão neste tipo de relacionamentos obsessivos. “Amar demais não significa amar demasiados homens ou apaixonar-se com frequência. Significa terem uma obsessão por um homem e designá-la por amor, permitindo-lhe que ele controle as emoções e grande parte do seu comportamento delas”, descreve a autora, que fala ainda de uma característica comum a este tipo de mulher: “A sua auto-estima é perigosamente baixa e, no fundo, não acredita que merece ser feliz.” Também “evitam concentrar-se na responsabilidade que têm para consigo” e não são atraídas por “homens carinhosos, estáveis e de confiança, que mostrem estar interessados em si” por os acharem “muito aborrecidos”.



A ditadura da imagem não é a única culpada


De onde vem esta tendência negativa para nos autoflagelarmos e boicotarmos as nossas próprias vidas? Será consequência de uma sociedade onde só os mais belos e talentosos triunfam? Diz-se que a moda, a televisão e o cinema puseram a fasquia da beleza feminina demasiado alta, de modo a venderem mais. Fizeram prevalecer um padrão de beleza que não correspondia ao desejável – mulheres demasiado altas e magras – e que poucas podem alcançar.


Para Vera Teixeira, as razões para a baixa auto-estima são mais profundas que isto. “Vêm ao meu consultório mulheres muito atraentes com muito baixa auto-estima e outras, menos bonitas, que estão muito bem com elas próprias.” O problema, diz Vera, começa na infância, nos primeiros quatro anos e, infelizmente, por influência de quem nos devia dar mais força. “Geralmente, as pessoas com baixa auto-estima são filhas de pessoas com o mesmo problema. Os pais queriam ter ido mais longe e não foram. Passaram-lhes mensagens como ‘Eu já tinha dito que não eras capaz!’ ou ‘És sempre a mesma coisa!’. Também lhes incutem uma enorme pressão com expressões como ‘Tens de…’ ou com comparações constantes com os irmãos. Mais tarde, trazemos isto para a vida adulta e comparamo-nos constantemente com os outros.” As crianças deviam ser mais elogiadas quando conseguem uma pequena vitória, diz, e incentivadas com frases como ‘Esforça-te porque vais conseguir!’ ou ‘Eu sabia que eras capaz!’ “Isto é o que eu digo, hoje, a adultos”, diz a terapeuta.



Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

Em “Senhora do Mar”: Joana perdoa Manuel por a ter traído

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Sebastião Bugalho, o jovem atrevido que recusou ser deputado do CDS

Sebastião Bugalho, o jovem atrevido que recusou ser deputado do CDS

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Liceu Pedro Nunes proíbe

Liceu Pedro Nunes proíbe "calções demasiado curtos" e "excessivo decote"

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Antù: Um lugar aberto a várias artes no Porto

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Tarifário da água no Algarve abaixo da média nacional é erro crasso -- ex-presidente da APA

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

Xiaomi Watch S3 em análise: Companheiro de pulso

No tempo em que havia Censura

No tempo em que havia Censura

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Parcerias criativas, quando a arte chega à casa

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Ensaio ao Renault Scenic E-Tech, o elétrico com autonomia superior a 600 km

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Semana em destaque: Musk volta a gritar

Semana em destaque: Musk volta a gritar "Carro autónomo", mas poucos acreditam

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Os melhores momentos do casamento de Dânia Neto e Luís Matos Cunha

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

Samsung Galaxy Ring vai chegar em oito tamanhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

As férias de Georgina e Cristiano Ronaldo com os filhos

João Abel Manta, artista em revolução

João Abel Manta, artista em revolução

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Relógio Slow Retail: Moda portuguesa e cheirinho a café, para descobrir em Cascais

Com um visual de inspiração militar, Camilla inspeciona as tropas

Com um visual de inspiração militar, Camilla inspeciona as tropas

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Em “Cacau”: Cacau dá à luz em casa e troca juras de amor com Marco

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

Baixa procura leva Apple a reduzir produção dos Vision Pro

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

O que os preços do petróleo dizem sobre o conflito no Médio Oriente?

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Intel apresenta computador neuromórfico, que funciona como cérebro humano

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Zendaya surpreende com visual ousado

Zendaya surpreende com visual ousado

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Mello, Espírito Santo e Champalimaud. O Estado Novo e as grandes fortunas

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Caras Decoração: escolhas conscientes para uma casa mais sustentável

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Famosos brilham na reabertura de loja de luxo em Cascais

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

JL 1396

JL 1396

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites