activa

Perfil

Saúde e Beleza

Duas maçãs por dia baixam colesterol

Estudo norte-americano descobriu que este hábito ajuda a controlar a saúde cardiovascular, graças a uma redução do colesterol. Mulheres pós-menopausicas são as principais beneficiadas.

Activa.pt

Já sabíamos queeram as melhores amigas do dentista e que mantinham o médico à distância, pelomenos durante uns tempos. Agora, a Ciência vem provar os ditados populares: umnovo estudo da Universidade do Estado da Florida, nos EUA, concluiu que comerduas maçãs por dia ajuda a proteger a saúde cardiovascular feminina, ao baixarsignificativamente os níveis de colesterol no sangue, em apenas três meses.Este efeito é particularmente evidente em mulheres pós-menopáusicas, o grupo commaior risco de problemas cardiovasculares. Até esta fase, as hormonas femininasprotegem a saúde cardiovascular da mulher mas, a partir dos 50 ou 55 anos, orisco de complicações sobe.

O estudo, publicadono Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, seguiu 160 mulheres duranteum ano. Foram divididas em dois grupos: metade das participantes recebeu,diariamente, 75gr. de maçã desidratada, o equivalente a duas maçãs frescas dedimensões médias. A outra metade recebeu a mesma quantidade mas de ameixas. A cada três meses, eram feitos exames de sangue para medir os níveis decolesterol.

Ao fim de trêsmeses, os níveis de LDL – o ‘mau’ colesterol que entope as artérias e é um dosprincipais fatores de risco para AVC e enfartes – diminuíram 16%; em seismeses, a redução foi de 24%. Durante os restantes seis meses de experiência, osníveis de colesterol mantiveram-se estacionários. As voluntárias que comeramameixas também registaram uma descida mas pouco significativa.

Um estudo polacode 2009 já indicava que duas maçãs por dia podiam reduzir para quase metade orisco de cancro dos intestinos em adultos.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!