activa

Perfil

Saúde e Beleza

Bebés de parto normal têm níveis de QI mais altos do que os de cesariana

De acordo com um estudo, os bebés que nascem de parto normal têm um maior QI do que os que nasceram por cesariana.

Actva.pt

Segundo um estudo publicado na revista PLoS ONE, quando as mulheres dão à luz naturalmente, existem níveis mais elevados de uma proteína especial que ajuda a impulsionar os níveis de inteligência quando os bebés se desenvolvem.

Os pesquisadores, da universidade de Yale nos Estados Unidos da América (EUA), dizem que a proteína, chamada UCP2, nos bebés nascidos naturalmente poderá ajudar a fomentar as suas memórias de curto e longo prazo, sendo estas as componentes chave do QI humano quando crescem.

Eles fizeram a descoberta depois de estudar o hipocampo no cérebro de ratos de laboratório que nasceram por parto normal e cesariana.Os ratos que nasceram por cesariana tinham menos níveis de UCP2 e, em consequência, sofriam, mais tarde, de deficiências. 

O autor do estudo Dr. Tamas Horvath, revelou que “estes resultados revelam um papel potencialmente crítico da UCP2 no bom desenvolvimento de circuitos cerebrais e comportamentos relacionados.”, "O aumento dascesarianas, feitas por conveniência, em vez por necessidade médica pode ter um efeito nefasto duradouro no desenvolvimento do cérebro do bebé."
 

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!