activa

Perfil

Saúde e Beleza

Deixar de fumar: poupe €100 mensais e ganhe 14 anos de vida

A 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial do Não Fumador, o que fez alguns especialistas frisar a necessidade de deixar de fumar, a Clínica Particular de Coimbra alertou para os perigos do vício.

Activa.pt

AFP/Getty Images

A esperança média de vida de um homem fumador é, em média, 13 anos mais baixa do que a de um não fumador. Para as mulheres os números são ainda mais drásticos: menos 15 anos de vida. Estes são os números apontados por alguns estudos internacionais sobre os malefícios do tabagismo. 

Mas a carteira também sofre: um fumador que compre um maço de tabaco por dia gasta mais de 100 euros por mês. Por isso, nunca é demais salientar que deixar de fumar representa uma mais-valia de saúde e financeira.

Camilo Leite, pneumologista da clínica Particular de Coimbra, relembra o drama de saúde pública que o tabagismo representa: “O tabaco é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de morte evitável pelo ser humano. Responsável por 12% da taxa de mortalidade em Portugal, o tabagismo é o maior causador de doenças fatais como o cancro do pulmão, a doença pulmonar obstrutiva crónica e as doenças cardiovasculares."

Os responsáveis desta unidade de saúde destacam ainda a importância da prevenção do tabagismo, apresentando outros números: o consumo do tabaco custa mais de 90 milhões de euros ao Estado, assim como 126 milhões em internamentos hospitalares e mais de 364 milhões com os medicamentos, consultas e exames. Também é importante intervir junto a jovens em idade escolar com iniciativas que evitem que comecem a fumar numa idade propensa às primeiras experiências com tabaco.

"As campanhas de sensibilização em idade escolar assumem um papel fundamental na implementação de hábitos saudáveis desde tenra idade", acrescenta Camilo Leite.

Ao contrário do que maioritariamente se pensa, as mortes causadas por este vício são em grande parte devido a doenças cardiovasculares e não do foro respiratório, dizem ainda os responsáveis da clínica em comunicado.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!