activa

Perfil

Saúde e Beleza

Obstipação: métodos naturais para a resolver

Diana Patrício, naturopata, fala sobre o assunto

Diana Patrício

A obstipação ou prisão de ventre é caracterizada pelo comprometimento da função intestinal que torna o trânsito intestinal lento. Pode considerar-se que uma pessoa sofre de obstipação se não evacuar pelo menos todos os dias, já que uma pessoa com um intestino perfeitamente saudável deveria até evacuar mais do que uma vez por dia.

Outros sinais e sintomas podem estar associados a esta lentidão dos intestinos, nomeadamente secura das fezes e distensão abdominal, podendo também haver flatulência.

Na maior parte dos casos a obstipação deve-se a uma dieta pobre em fibras (frutas, legumes e cereais integrais), baixa ingestão de água, falta de exercício físico, stresse, relutância em evacuar (que se pode dever a hemorroidas ou fissuras anais), toma de alguns fármacos (antidepressivos ou anti-inflamatórios), alterações hormonais na mulher, hipotiroidismo e outras patologias do sistema digestivo.

Várias são as razões pelas quais se torna importante actuar nesta condição e favorecer um bom funcionamento do intestino, sendo uma delas a acumulação de toxicidade no organismo que resulta do facto de as fezes permanecerem no intestino por mais tempo do que o que seria desejável. Estas toxinas podem resultar noutros sintomas indesejáveis tais como cefaleias, cansaço e aumento do peso, entre outros.

Para além da alteração dos hábitos mencionados acima, a Medicina Complementar dispõe de várias ferramentas que podem ajudar a melhorar esta condição:

Homeopatia:

Pode experimentar a seguinte receita-tipo homeopática, devendo tomar 3 grânulos de cada medicamento, em alternância, 3 vezes por dia, até melhoria dos sintomas.

Bryonia alba 6CH

Nux vómica 6CH

Opium 6CH

Fitoterapia:

Cápsulas de Psílio (430 mg), para tomar 2 cápsulas antes das principais refeições.

Poderá ser necessário recorrer a um Probiótico em caso de desequilíbrio da flora intestinal.

Consuma 2 colheres de sopa de sementes de linhaça por dia, adicionadas a sumos de fruta ou sopa de legumes.

Pode tomar um grande copo de água morna em jejum, com o sumo de um limão espremido. Para além de auxiliar na desintoxicação do organismo, esta medida favorece também o trânsito intestinal.

Terapias como a Medicina Quântica e a Podo-reflexologia podem também revelar-se muito eficazes.

Em casos de obstipação crónica e persistente, deve procurar um terapeuta para que as causas sejam averiguadas de forma detalhada e lhe seja traçado um plano terapêutico específico.

Para mais informações ou marcação de consulta contacte via e-mail para: dianapatricio.naturopata@gmail.com

Naturopatia – Homeopatia – Medicina Quântica – Shiatsu – Podo-Reflexologia

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!