activa

Perfil

Saúde e Beleza

6 razões surpreendentes para as flutuações de humor

Não são apenas o divórcios, stress laboral e problemas financeiros que podem causar tristeza, irritabilidade ou até depressão. Alguns fatores, relacionados com o estilo de vida, podem boicotar a sua felicidade.

ACTIVA.PT

Getty Images

Getty Images

Getty Images

Segundo dados do “Health &Social Care Information Centre”, há mais razões do que eventuais problemas navida sentimental, laboral ou familiar que podem levar a problemas de humor.Apresentamos-lhe algumas.

Deixou de comer carnevermelha

A carne vermelha não é dosalimentos mais saudáveis, quando comida em excesso mas é rica em ferro, um dosminerais mais importantes para o nosso organismo. E a falta de ferro poderátransformá-la numa pessoa mais triste. Este nutriente é a chave essencial paraa formação de hemoglobina, essencial para levar oxigénio a todo o organismo.Quem tem falta de ferro, geralmente sente-se fraco e cansado e isso afetará oseu sentido de humor. Uma mulher deve consumir 14.8mg de ferro por dia,enquanto os homens precisam de 8.7mg.

Comer os açúcares errados

Se é gulosa, mas o seu estado deespírito já viu melhores dias, o seu organismo poderá não estar a receber aquantidade de fibra suficiente. Se comer uma barra de chocolate com o estômagovazio, poderá obter altos valores de açúcar em meia hora mas o seu estado deespírito vai ressentir-se rapidamente, graças as flutuações dos níveis deglicémia. Quando quiser satisfazer os seus desejos mais açucarados, coma umabanana, que contém açúcar mas também uma grande quantidade de fibra, que ajudaa estabilizar o açúcar no sangue.

A abstinência (ouexcesso) de cafeína

Beber café faz-nos sentirpreparados para enfrentar mais um dia de trabalho, mas este efeito também podetrazer efeitos negativos sobre o humor. Quando diminuimos ou deixamos de bebercafé por algum tempo, podemo-nos sentir nervosos e ansiosos. Por outro lado, oexcesso de café também pode diminuir a absorção de ferro pelo organismo, o quepode levar a que se sinta mais fraca... e menos feliz.

Dormir de televisão ligada

Se pensa que o brilho datelevisão ajuda a adormecer, engana-se. Dormir com a luz da televisão, ou deoutros aparelhos como computadores, afeta negativamente o nosso humor. Fomosfeitos para dormir no escuro e a claridade, ainda que ténue, dá ao cérebro oaviso que está na hora de acordar. Quando a qualidade do sono é fraca, podemdistúrbios no estado de espírito, como irritabilidade e depressão.

Uma noite de sexo

Numa pesquisa com mais de 200mulheres australianas, descobriu-se que um terço já tinha ficado triste após osexo. A falta de desejo e distúrbios na vida sexual poder ser causada atratamentos antidepressivos, pelo que é importante avaliar o impacto destesmedicamentos na vida sexual. A tristeza depois do sexo pode pode dever-se àatividade da amígdala (região do cérebro que regula o comportamento sexuale os sentimentos), durante e depois do orgasmo. Quando se recupera do prazerintenso, a pessoa pode sentir-se mais em baixo.

Ser forreta

Parece que, afinal, o dinheiropode comprar felicidade, sobretudo se gastar o dinheiro com os outros. Umestudo realizado em 2008, publicado na revista Science, reuniu algumas pessoasque foram convidadas a avaliar o seu nível de felicidade na parte da manhã. Emseguida, foi-lhes dado um envelope com dinheiro. Alguns gastaram o dinheiro emsi mesmo, outros compraram um presente para alguém ou fizeram uma doação decaridade. Seguidamente, avaliou-se, novamente, os níveis de felicidade de cadaparticipante. As pessoas que tinham gasto o dinheiro com os outros ou quetinham feito uma doação, tinha um grau de felicidade maior.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!