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Gripes e Constipações: dicas para prevenir

Apostar em medidas inteligentes no que respeita à sua saúde, só depende de si. E a medida mais inteligente que pode ter para com a sua saúde é a prevenção.

Diana Patrício/Naturopata

AlexRaths

Se costuma constipar-se no Inverno, saiba que este ano pode tomar medidas que façam a diferença. As gripes e as constipações são provocadas por vírus que afectam aqueles que se encontram mais fragilizados no que respeita ao funcionamento do sistema imunitário, portanto há que implementar medidas que fortaleçam este sistema, no sentido de prevenir estas infecções.

Para começar, existem regras básicas que devem ser respeitadas se quer manter o bom funcionamento do seu sistema imunitário para a prevenção destas infecções e não só. Três destas grandes regras são a prática de exercício físico, a fomentação de um bom sono e uma alimentação saudável.

No que respeita à primeira, saiba que não terá de se tornar um atleta de alta competição mas deverá no mínimo, implementar hábitos de exercício físico, pelo menos meia hora por dia, podendo optar por uma caminhada, que é a forma mais simples de o fazer.

Relativamente ao sono, devemos prestar atenção às nossas necessidades, já que o número de horas de sono ideais para cada pessoa é muito variável, sendo que algumas pessoas sentem-se bem com 7 horas de sono e outras apenas com 10. No entanto, um sono de qualidade é sempre um sono ininterrupto, já que durante o mesmo, ocorrem processos muito importantes, de desintoxicação e reparação de tecidos, e os mesmos não devem ser interrompidos. Desconfie, se aparentemente se sentir bem com apenas 5 horas de sono, pois o que agora lhe parece normal, mais tarde terá certamente consequências nefastas. Segundo as leis da natureza, o Homem deveria até deitar-se quando o sol se põe e levantar-se com o nascer do sol.

Relativamente à alimentação, as regras básicas para garantir um bom funcionamento do sistema imunitário são, livrar-se de alimentos processados (desconfie de alimentos que não foram preparados por si, que têm uma embalagem apelativa e um prazo de validade de vários meses ou anos), assim como de alimentos açucarados (bolos, bolachas, refrigerantes, chocolates de uma forma geral, etc.) e ainda, alimentos que produzam mucosidades no seu organismo (lacticínios de uma forma geral). Privilegie sobretudo, frutas, legumes, leguminosas, frutos secos e cereais integrais.

Se respeitar estas três regas básicas, já irá favorecer grandemente o seu sistema imunitário e a sua saúde. De seguida, refiro algumas dicas específicas que o ajudarão a afastar as gripes e as constipações.

Camu Camu

O Camu Camu é uma baga vermelha, com origem no Brasil e no Peru. Para além do seu poder antioxidante, ela é altamente rica em vitamina C. Pode ser encontrada à venda em pó e deve-se consumir uma colher de café bem cheia por dia em sumos de fruta naturais ou batidos ou até mesmo na sopa, para efeito preventivo de gripes e constipações.

Spirulina

É uma alga que para além de um efeito desintoxicante, tem a capacidade de fortalecer o sistema imunitário e promover uma boa oxigenação dos tecidos. Pode ser consumida em pó, adicionando uma colher de sobremesa mal cheia a sumos de fruta naturais, batidos ou à sopa. A spirulina é contraindicada para pessoas que sofram de hipertiroidismo.

Toranja

Pode optar por esta fruta cítrica para aumentar a sua resistência a gripes e constipações, espremendo o seu sumo para um copo grande de água morna ou à temperatura ambiente e adicionar uma colher de sopa de mel. Deve fazê-lo diariamente, antes do pequeno-almoço, por exemplo.

Pólen de Abelhas

Extremamente rico em vitaminas e minerais antioxidantes, o pólen de abelhas tem uma acção imunoestimulante e pode ser usado para prevenção de gripes e constipações, consumido diariamente na dose de uma colher de chá, em sumos de fruta naturais, batidos ou na sopa.

Propólis

Mais um produto obtido pela acção das abelhas, o propólis é uma substancia resinosa, utilizada pelas abelhas para a manutenção da colmeia. O propólis tem inúmeras propriedades medicinais, entre elas, uma acção antiviral, antibacteriana e antifúngica, para além de ser antioxidante e regulador do sistema imunitário. Poderá adquirir própolis numa loja de produtos naturais, devendo seguir a posologia recomendada na embalagem. Para prevenção de gripes e constipações deverá tomar durante 1 mês.

Equinácea 

A equinácea é uma conhecida planta com propriedades imunoestimulantes muito interessantes. Poderá encontrá-la em saquetas para infusão ou na forma líquida, para tomar em gotas diluídas em água. Poderá tomá-la em semanas alternadas, durante o inverno.

Gengibre

Cada vez mais conhecida no ocidente, esta planta, originária da Índia e da China, possui um leque extremamente abrangente no que respeita às suas propriedades medicinais. A sua parte utilizada para fins medicinais é o rizoma, que se pode encontrar à venda em supermercados e a partir do qual se pode fazer uma infusão. Para isso, deverá ralar uma colher de sopa (cheia) de gengibre fresco e adicionar a 1L de água acabada de ferver. Deverá cobrir e deixar 15 minutos em infusão e estará pronto a beber. Poderá beber 3 chávenas por dia.

Para mais informações poderá contactar via e-mail para:

dianapatricio.naturopata@gmail.com

Para marcação de consulta contacte:

Gabinete de Saúde (Lisboa)

Telefone: 21 317 41 44 ou 92 912 51 12

Gabinete de Saúde (Carnaxide)

Telefone: 21 410 56 33 ou 91 211 60 61

Clínica FEM (Mafra)

Telefone: 96 365 50 55