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Saúde e Beleza

6 alimentos que podem alterar o seu sono

As insónias e a pouca qualidade do sono são um problema para milhares de portugueses. Mas sabia que existem vários alimentos, que até são recomendados por médicos e nutricionistas por serem saudáveis e ideais para uma dieta equilibrada, que podem contribuir para fazê-la dar voltas na cama?

Manuel Cavazza

Uma boa noite de sono é crucial para manter hábitos de vida saudáveis. Os estudos revelam que uma rotina de sono consistente pode ajudar a manter um peso saudável. Mas não se esqueça desdes seis alimentos quando estiver a cozinhar o jantar, isto é, se quiser ter uma boa noite de sono e recuperar energias para o dia seguinte:

1. Vegetais Crucíferos

Vegetais como brócolos e a couve-flor contêm fitoquímicos, vitaminas e minerais que ajudam o corpo a desintoxicar-se e até ajudam a prevenir o cancro. Além disso, contêm um aminoácido que induz o sono e que o regula. No entanto, estes alimentos também são ricos numa fibra insolúvel, que demora mais tempo a digerir, iniciando uma cadeia de eventos que nos mantém mais acordados.

2. Molho de tomate

Rico em vitamina C, ferro e licopeno, um antioxidante que reduz o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Porém, pode, devido à acidez, provocar azia e outros problemas digestivos no estômago das pessoas mais sensíveis, durante a noite.

Para prevenir este problema, não ingira refeições com molho de tomate, como pizza ou massas. Caso não tenha alternativa, termine estas refeições pelo menos 3 horas antes de ir dormir.

3. Chocolate Preto

O chocolate preto tem muitos benefícios. Um ou dois quadrados de chocolate são excelentes para acabar com a vontade de comer um doce. Porém, o chocolate contém cafeína. Alguns tipos de chocolate preto contêm um quarto da cafeína existente numa chávena de café. Lembre-se que, quanto mais escuro o chocolate, mais cafeína contém, geralmente.

4. Produtos de charcutaria

Queijos, presuntos, carnes fumadas, entre outros, contêm tiramina, um aminoácido que leva à produção de um estimulante que nos faz sentir mais alerta. Por isso, evite as sandes ou petiscos com estes alimentos, se desejar uma boa noite de sono.

5. Carne Vermelha

Apesar de ter proteína, a carne vermelha torna-se problemática por ter uma digestão demorada. Por outras palavras, se comer um bife ou um hambúrguer ao jantar, é possível que ainda o esteja a digerir quando se for deitar, o que pode retirar-lhe o sono.

6. Comidas picantes

Graças aos seus benefícios para o metabolismo, as comidas picantes até são recomendadas para quem pretende perder peso. Porém, estas refeições podem tirar o sono, por aumentarem a temperatura média do corpo.

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