activa

Perfil

Saúde e Beleza

Dieta dos 22 dias: conheça a forma como Beyoncé perdeu 27 quilos

27 é o número de quilos que Beyoncé perdeu ao fazer esta dieta, depois de ter tido a sua filha.Quisemos conhecer melhor a dieta que transformou o corpo e a vida da cantora Beyoncé, uma texana que adora comida e recusa dietas radicais. A ACTIVA falou com Marco Borges, autor de um livro que promete tornar a sua vida mais leve e saudável em menos de um mês.

Gisela Henriques

Gala Costume Institute 'Alexander McQueen: Savage Beauty' 2011

Gala Costume Institute 'Alexander McQueen: Savage Beauty' 2011

Larry Busacca

Há mais de 15 anos que os hidratos de carbono começaram a ser apontados como os vilões, os culpados das taxas elevadas de excesso de peso e obesidade. Bem, é verdade e mentira ao mesmo tempo. É verdade se nos estivermos a referir aos hidratos de carbono simples (doces, bolachas, açúcares processados e refinados), estes convém serem mesmo retirados da nossa alimentação. Os outros, os complexos (cereais integrais, leguminosas, frutas e vegetais), não são vilões, pelo contrário, são fundamentais para o nosso organismo, para termos energia para efetuarmos todas as funções físicas, “porque cada movimento que faz e todo o pensamento que tem dependem dos hidratos de carbono que come”, escreve Marco Borges no seu livro ‘ Transforme o seu corpo e a sua vida em 22 DIAS’, que tem prefácio da cantora Beyoncé. Marco é defensor de um regime vegano (sem ovos, laticínios ou carne), com bastantes hidratos de carbono complexos (aleluia!), e garante-lhe que com esta alimentação não só vai perder o peso em excesso como ficar mais saudável. Vamos ver como funciona:

Apenas ‘22 dias’
“A dieta tem este nome porque os psicólogos descobriram que é o tempo que demoramos tanto a habituarmo-nos a algo como a desabituarmo-nos. Por isso, se criarmos um hábito saudável ao longo de 21 dias, no 22.º já estaremos na posse de um hábito saudável novo.”


O que precisa fazer
“Esta dieta é muito prática, baseada em plantas e vegetais, e o mais próxima possível da natureza. Isso pressupõe que à mesa haja muitos vegetais de folha verde, feijões, sementes, frutos secos, cereais e fruta. E já está. É tão simples quanto isto. Com esta informação tem a base para criar o programa que vai guiá-la até ao sucesso. Nós ajudamos ao dar-lhe as ferramentas [no livro há listas semanais de compras com os produtos que vai precisar para cada semana, a quantidade de cálcio, ferro, proteína que precisamos, exemplos de alimentos ricos nesses elementos...] e as receitas, depois só precisa de criar hábitos saudáveis à volta desta nova forma de se alimentar.”


Sem carências alimentares
“É um dos temas mais abordados no livro, o cuidado em ter uma alimentação completa sem carência de quaisquer vitaminas ou sais minerais, 100% equilibrada. E a verdade é que nesta dieta à base de vegetais, facilmente você irá cumprir as recomendações para a quantidade de proteína digerida diariamente e não exagerar como as pessoas que ingerem proteína de origem animal. Mais, os alimentos de origem vegetal são mais densos em vitaminas e sais minerais que os de origem animal por isso irá estar a ingerir muito mais vitaminas e sais minerais do que está acostumada.”

0% carne
“Esta dieta faz bem à sua saúde. Há muita gente a consumir, diariamente, duas vezes mais proteína do que devia. Vários estudos já revelaram que um aumento de ingestão de proteína animal aumenta também o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e cancro. Por outro lado, consome-se apenas 50% da fibra que é recomendada, o que pode dar origem a cancro colo-retal e a problemas digestivos. E a fibra só é encontrada em alimentos de origem vegetal...”

Mais plantas, menos doenças
“As pessoas estão cansadas de estarem doentes o tempo todo, de andarem medicadas. A ‘revolução’ dos 22 dias, como lhe chamo, permite-lhes reduzir o risco de muitas doenças ao mudarem a sua alimentação para uma dieta à base de vegetais. Ao fazê-lo, muitos dos sintomas das suas doenças desaparecem... e podem deixar os medicamentos.”

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!