activa

Perfil

Saúde e Beleza

Como a acupunctura a pode ajudar a perder peso

A acupuntura pode ser a solução para as grandes dificuldades na perda de peso. O método é simples, indolor, e vai pôr fim à fome emocional.

Rosália Costa

Photographer: Andrey Popov

uantas vezes damos por nós a pensar que vamos começar a dieta já amanhã? No dia seguinte adiamos porque estamos maldispostas e só nos apetece um chocolate e a seguir estamos demasiado cansadas para começar a dieta a sério.
A motivação é, regra geral, um dos problemas quando o objetivo é perder peso e é por isso que as agulhas do Método de Emagrecimento Pedro Choy são ajudas preciosas. Podem ser as nossas novas melhores amigas para acabar com a ‘fome emocional’.
“O problema da grande maioria das pessoas é que precisam de uma reeducação emocional para seguir a dieta, e é aqui que a acupuntura é essencial. Esta técnica contribui na diminuição da ansiedade e favorece o equilíbrio energético. É possível atuar por exemplo no equilíbrio do baço e do pâncreas e controlar os pensamentos obsessivos por doces”, explica-nos Anabela Staiss, responsável pelo departamento de emagrecimento das Clínicas Pedro Choy.
O método é simples, cada sessão dura apenas 20 minutos e consiste na inserção de agulhas de silicone, muito finas, em determinados pontos-chave, como na orelha, para melhorar a condução da energia pelo corpo e controlar as crises de ansiedade.
Para combater a gordura localizada as agulhas voltam novamente à acção. O método adelgaçante alia acupuntura e eletroestimulação. Na prática são umas agulhas um pouco maiores que vão eliminar a gordura acumulada. “É como se uma corrente elétrica fosse ‘derreter a gordura dentro das células’, como resultado o fluxo sanguíneo e linfático deixa de estar comprometido.”

Não há milagres
As agulhas ajudam, mas não é o suficiente para perder peso. É também preciso seguir um plano alimentar, que deve ser adequado às necessidades de cada pessoa. “Não faz sentido, por exemplo, fazer as mesmas recomendações a uma pessoa que está sempre em cocktails e a outra que tem a facilidade de fazer as refeições em casa. Por isso personalizamos cada plano.” O objeto principal é dar ferramentas para a criação de uma estratégia de vida saudável, sem precisar de contar calorias. Este regime é pobre em hidratos de carbono (mas não isento deles). O segredo é fazer uma alimentação rica em fibras, sais minerais, oligoelementos, vitaminas e prótidos.
O tratamento recorre à fitoterapia, outro segredo da medicina chinesa, que consiste em usar sustâncias naturais para potenciar os benefícios da acupuntura. A Fu Ling é uma destas ervas, utilizada há quase dois mil anos, e ajuda no equilíbrio mental, acelera o metabolismo, facilita a combustão de gorduras e tem ainda um efeito diurético. “Estas ervas são totalmente naturais, não têm qualquer tipo de contraindicações. São ótimas até para quem quer perder peso depois de um parto”, explica a especialista.

Tudo começa à mesa
O que comer durante o tratamento

Pequeno almoço | Chá (calmante, digestivo) sem açúcar – que provoca uma sensação de saciedade por ser quente – e um pão integral com fiambre de aves.

Snacks | Ter sempre vegetais à mão, fáceis de comer, como cenoura crua e tomate-cereja. Têm poucas calorias e muitas vitaminas.

Almoço e jantar | Escolher sempre uma fonte de proteína, vegetais e fruta. O ideal é repetir menus, isso vai ajudá-la a controlar melhor a fome e a aumentar a sensação de saciedade.


Perder e manter
Depois da balança revelar os bons resultados é preciso trabalhar (ainda mais) para manter o peso e não desperdiçar toda a jornada. “Com este tratamento é possível perder, em média, 1/1,5kg por semana. Mas o maior desafio é preservar os bons hábitos, por isso este plano de emagrecimento inclui um acompanhamento, com dicas de manutenção do peso.” Não vai precisar de ir todos os meses à consulta, mas o ideal é que, depois do tratamento, o faça de 3 em meses, para se manter motivada.

Preços | 1 sessão de acupuntura
(20 minutos): €38,50. Sessão
de tratamento de adelgaçante
(40 minutos): €70.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!