activa

Perfil

Saúde e Beleza

Hora de verdade: desfaça 10 grandes mitos sobre o exercício físico

Para tudo! Antes de continuar com o seu treino (sim, a senhora que está há duas horas a fazer abdominais para perder a barriga também), ouça atentamente Tânia Silva e Bruno Vilhana, personal trainers no Holmes Place Avenida da Liberdade.

Rosália Costa

Os exercícios abdominais diminuem a gordura na barriga
Os exercícios abdominais trabalham o músculo, e sempre que trabalhamos um músculo estamos a libertar energia e a gastar calorias. Mas não estamos a eliminar a gordura abdominal em particular. Para isso, temos que complementar o treino com mais exercícios. Lembre-se que no caso da gordura abdominal o trabalho é 70% na cozinha e 30% no ginásio. E atenção: os exercícios abdominais em exagero fazem com que o músculo aumente de volume e empurre a massa de gordura para fora. Resultado: ficamos com uma barriga ainda maior.

Fazer exercício em jejum queima mais gordura
Cada metabolismo funciona de forma diferente, mas quando se treina em jejum o corpo vai utilizar as reservas. O que acontece é que depois o corpo vai repor e muitas vezes absorve tudo... mesmo o que não deve.

Só se começa a queimar calorias depois de 20 minutos de treino
Isso varia de pessoa para pessoa, mas não é possível calcular o tempo exato.

Cortar nos hidratos de carbono emagrece
Vamos sempre ter que trabalhar mais para compensar, mas a verdade é que eles são indispensáveis para o organismo ter energia. O segredo é saber racionar os açúcares ao longo do dia e à noite preferir algo mais fácil de digerir e que não permita acumular reservas para o dia seguinte.

Na passadeira, a velocidade é melhor que a inclinação para queimar calorias
Faça um treino que alterne velocidade com inclinação. O corpo terá de se ir adaptando constantemente, o que por sua vez aumenta o gasto calórico.

A bicicleta queima mais calorias do que a passadeira
Claro que vai depender da intensidade do treino, da duração e da pessoa. Mas regra geral a corrida é mais eficaz, já que os músculos estão todos ativos.

Deve treinar-se sete vezes por semana para resultados rápidos
Se assim for, o corpo vai acusar o cansaço e não vai conseguir o mesmo rendimento. Os músculos precisam de repouso para se regenerarem, um dia de descanso por semana é essencial.

O treino de máquinas é mais eficaz que as aulas de grupo
O ideal é fazermos diferentes tipos de treino, para que o organismo se tenha que adaptar e aumente o metabolismo. Por isso, vá intercalando o seu treino nas máquinas com algumas aulas que até a podem divertir. Assim não vai cair na monotonia e ainda vai ter resultados mais evidentes.

Fazer musculação aumenta o volume
Isso vai depender de dois fatores: a carga e o número de repetições. Se fizer um treino com pouca carga e muitas repetições, estará apenas a trabalhar a resistência e a tonificar o corpo, sem ganhar volume.

Três Meses chegam para um corpo perfeito
Lamentamos, mas não. E não vale a pena passar três horas no ginásio e depois comer este mundo e o outro. Quanto à duração de cada treino, 30 minutos são suficientes desde que mantenha a intensidade. As aulas curtas e muito intensas, com vários exercícios, são uma excelente opção para entrar no ritmo.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!