activa

Perfil

Saúde e Beleza

5 Razões ocultas para andarmos tão cansadas.

Quando não há fim de semana de descanso que nos levante corpo e alma, é preciso procurar motivos menos óbvios para o cansaço. Entre eles estão:

Gisela Henriques

1. FALTA DE FERRO NO SANGUE. Um problema extremamente comum nas mulheres. Uma anemia deixa-nos sem energia, mesmo que andemos a dormir as 7-8h da praxe. Faça análises ao sangue. Se o seu hemograma revelar valores abaixo do normal significa que tem falta de ferro no sangue.
O médico pode receitar comprimidos ou uma mudança na sua dieta: mais vegetais verdes, carne, peixe, ostras, ovos, lentilhas, feijão, grão, sementes de abóbora e de sésamo, tofu. Lembre-se que a vitamina C aumenta a absorção do ferro fornecido pelos outros alimentos, aposte em laranjas e kiwis.

2. DESIDRATAÇÃO. Se bebe pouca água corre o risco de sofrer, a longo prazo, de problemas de saúde a nível renal, cardiovascular e digestivo. Quando não bebemos o suficiente, o sangue fica mais espesso, logo mais difícil de circular e por isso não vai levar oxigénio nem os nutrientes essenciais a órgãos vitais como o coração, cérebro e músculos. Mantenha-se hidratada.

3. SEDENTARISMO. Como? fazer exercício quando já anda de rastos? É isso mesmo. Se não usa os músculos, eles atrofiam por falta de uso e lembre-se que o seu coração é um músculo. Um estudo da Universidade da Georgia, EUA, revelou que indivíduos saudáveis, sedentários, ao fazerem pelo menos 20 minutos de exercício físico 3 vezes por semana sentiam-se com muito mais energia ao fim de 6 semanas. O seu coração agradece.

4. NÃO TOMAR O PEQUENO ALMOÇO. Acha que consegue funcionar bem com o jantar que comeu há mais de 12 horas? Não se espante se andar meia dormente, cansada e com falta de concentração, é o seu corpo a pedir ‘combustível’ para trabalhar decentemente. Se não consegue comer logo pela manhã, faça um batido cheio de vitaminas e sais minerais e vá bebendo a caminho do trabalho.

6. COMIDA PROCESSADA. Rica em hidratos de carbono simples, os prejudiciais que aumentam os níveis de açúcar no sangue abruptamente e tão depressa como sobem também quebram bruscamente, que vão deixá-la de rastos. Hidratos de carbono, sim, mas os complexos.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!