activa

Perfil

Saúde e Beleza

Vai adorar conhecer o novo ritual que descobrimos em Amesterdão

Fomos a Amesterdão conhecer a nova Edição Limitada de Verão por MadC X Rituals (entre muitas outras coisas!) e regressámos munidas de novas cores para dar às nossas vidas.

Cíntia Sakellarides

Raymond Cloosterman, fundador da Rituals

Raymond Cloosterman, fundador da Rituals

Apesar do céu cinzento de Amesterdão, o edifício sede da Rituals é luminoso, com paredes brancas e madeiras clarinhas. Somo recebidos pelo não menos iluminado Raymond Cloosterman, numa sala de reuniões com grandes janelões para o rio Amstel. Aqui entre nós, o fundador e presidente da empresa foi chamado pela Vanity Fair americana a versão holandesa do James Bond. E pelo que li sobre ele durante o voo, tem algum espírito de 007, considerando que na sua 'bucket list' (o que fazer antes de morrer) encontramos "fazer esqui puxado por um helicóptero".

Sede da Rituals, em Amesterdão

Sede da Rituals, em Amesterdão

Vista da sala de reuniões

À boa maneira nórdica – não há tempo a perder em grandes almoçaradas – aqui come-se e conversa-se ao mesmo tempo. E é entre uma ou outra dentada de uma sanduiche de peru fumado, e com cuidado para não ficar com um sorriso de pão de sementes, que pergunto a Raymond sobre a melhor e a mais difícil decisão que teve de tomar desde que lançou o negócio, em 2000. "A melhor foi a de continuar em frente, mesmo depois de cinco anos de investimento sem retorno. A mais difícil foi a de sair do mercado brasileiro, onde a marca não teve o sucesso esperado", diz ao mesmo tempo que decide a salada que levará para o seu almoço. Hoje, retorno financeiro e sucesso não faltam à Rituals, que conseguiu provar que no mundo da cosmética é possível ter uma experiência de luxo a um preço mais acessível – em janeiro deste ano foi mesmo considerada pela Rotterdam School of Management a empresa holandesa com crescimento mais rápido e até ao final deste ano contará com 650 lojas próprias em todo o mundo.

Reunião de trabalho e almoço

Reunião de trabalho e almoço

Seguimos viagem e chegamos ao que parece uma antiga escola e que agora é, segundo me dizem, uma das discotecas da moda em Amesterdão. ‘Express Your Soul Pop Up Gallery’ é o que se lê numa tela em exposição. Sabemos que estamos ali para conhecer a Nova Edição Limitada de Verão da Rituals, essa a principal razão da nossa viagem àquela cidade holandesa.

À nossa espera estão duas mulheres com uma energia tão positiva como a da marca que ali estão a representar. Uma é Niki Schilling, diretora de inovação, e é graças a ela que, no fim, regresso a Lisboa em paz com a necessidade de exfoliar o corpo uma vez por semana e disposta a abdicar de 10 minutos dos meus dias frenéticos para saudar o sol (é também Niki, instrutora credenciada de ioga Anusara, que nos dará uma aula no dia seguinte, no topo da chamada Torre A’dam, com uma vista fantástica sobre a cidade.

Tivemos direito a uma aula de yoga, dada pela diretora de Inovação da Rituals

Tivemos direito a uma aula de yoga, dada pela diretora de Inovação da Rituals

Passou pelo marketing de multinacionais como a Adidas, Nike e Heineken, até que uma crise pessoal a obrigou a abrandar o ritmo e a fazer um intervalo na carreira. Durante um ano viajou pelo mundo inteiro, a fazer ioga, surf e a ter 'formação' com curandeiros e life coaches, da África do Sul a Bali. Há pouco mais de um ano, encontrou a sua alma gémea profissional, a Rituals, e digo alma gémea porque, agora conhecendo melhor as duas, percebo que partilham da mesma filosofia, que é retirar prazer das coisas mais simples da vida. ("Adoro Portugal, fui com uma amiga e ela já não voltou à Holanda comigo, ficou a viver em Aljezur", conta com entusiasmo".)

Niki Schilling, diretora de Inovação da Rituals

Niki Schilling, diretora de Inovação da Rituals

E não é por acaso que naquela tarde chuvosa, em Amesterdão, Niki se faz acompanhar de outra mulher visivelmente de bem com a vida. Claudia Walde, mais conhecida por MadC, é a street artist feminina mais famosa do mundo. (E claro que conhece o nosso Vhils, a quem tece os mais sinceros elogios, como artista mas também como pessoa: “A fama não lhe subiu à cabeça”, diz-nos em conversa). Foi convidada para ‘expressar a alma’ desta nova coleção da Rituals: é ela que assina a ‘imagem’ das embalagens. “A nova edição limitada de verão tem como tema ‘Express Your Soul’ [expresse a sua alma]. Um tema que se adequa ao meu estilo de vida”, conta MadC, “expressar o meu verdadeiro eu tornou-se a minha paixão. A vida é uma obra de arte e os rituais diários são as cores que compõem a pintura que é as nossas vidas. A filosofia da Rituals é que a felicidade pode ser encontrada nas coisas mais simples, um slogan em que revejo perfeitamente a arte que crio nas paredes das ruas, porque o que faço é tentar abrir os olhos às pessoas e permitir que elas encontrem prazer numa coisa tão simples como andar na rua.”

A nova edição limitada de verão da Rituals combina as propriedade revigorantes da verbena com o aroma floral e cítrico do petitgrain. Da espuma de duche ao creme de corpo, a linha inclui até um sketchbook

A nova edição limitada de verão da Rituals combina as propriedade revigorantes da verbena com o aroma floral e cítrico do petitgrain. Da espuma de duche ao creme de corpo, a linha inclui até um sketchbook

Kira Graumans

MadC assina a imagem da nova edição limitada de verão

MadC assina a imagem da nova edição limitada de verão

Claudia Walde encontrou na arte uma forma de expressar os sentimentos menos positivos quando, durante a infância, foi obrigada a deixar os campos da Etiópia para regressar à mais rígida Alemanha. Pegou pela primeira vez numa lata de tinta na adolescência e foi com os rapazes e na rua – não numa escola de arte – que se iniciou no graffiti. Mas sente-se privilegiada por ser mulher: “Tenho liberdade para fazer muito mais, como usar o cor-de-rosa sem restrições”, brinca.

Claudia Walde, ou MadC, é a street artist feminina mais famosa do mundo

Claudia Walde, ou MadC, é a street artist feminina mais famosa do mundo

Marco Prosch

A tarde acaba com um convite aos jornalistas para se expressarem. À nossa espera umas telas minúsculas e inúmeras latas de tinta. Aqui está o resultado. Será que me devo preocupar? O melhor é mesmo aderir ao ioga, está visto.

Obrigada Niki....

A minha 'alma'...

A minha 'alma'...

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!