activa

s

Perfil

Saúde e Beleza

Tudo sobre preenchimento de lábios

Saiba tudo sobre o procedimento que promete tornar os lábios mais carnudos, bem como aquilo que deve ter em conta antes de avançar com a ideia.

Ana Romano Afonso

Dimitrios Kambouris

Depois de Kylie Jenner ter admitido que preenchia os lábios, em 2015, o procedimento tem ganhado mais adeptas, especialmente, na faixa etária entre os 20 e os 30 anos.

As ferramentas e métodos que tornam os lábios das mulheres cada vez carnudos evoluíram de tal forma que os casos de reações alérgica são cada vez menos. Se estiver a pensar em preencher os lábios, conheça os pormenores que deve ter em conta antes de se submeter ao processo.

Encontre um médico de confiança

Os lábios são umas das partes mais delicadas do nosso rosto e, por isso, requerem especial atenção de um especialista experiente. Faça pesquisas, leia opiniões de outras pessoas online e peça recomendações a amigos.

"Muitos casos em que as coisas correm mal, são provocados por quem está com a agulha e não com o que está dentro da agulha", afirma a dermatologista Marina Peredo à Fashionista.

Saiba o que está na agulha

A injeção de composto de ácido hialurónico foi uma das mais populares em 2016 e é a base dos produtos de marcas como, por exemplo, a Juvederm, Restylane, Restylane Silk ou Belotero. As texturas dos produtos de cada marca servem propósitos diferentes, pelo que devem ser ajustados a cada caso. Ora uns atribuem mais estrutura ao lábio, ora outros dão mais volume e ainda há os que oferecem mais definição.

"O produto injetado deve ser diferente consoante os objetivos do paciente. O ácido hialurónico tem a qualidade de um gel para o paciente e preenche a deficiência de volume dos lábios. É natural e muito seguro. Já injetei entre 25.000 e 50.000 pessoas e nenhuma teve uma reação alérgica", conta o cirurgião plástico e de reconstrução facial, Dr. Jeffrey B. Wise à Fashionista.

O corpo vai quebrando o ácido lentamente ao longo do tempo, portanto é necessário visitar novamente o médico nos três a nove meses depois do último tratamento, dependendo da reação do corpo e do objetivo de cada pessoa.

Se quiser parar, os seus lábios voltam ao normal

Se não gostar do seu novo visual e quiser que os seus lábios voltem ao que eram o mais rápido possível, pode pedir ao médico para que seja injetado um composto chamado hialuronidase para reverter imediatamente o efeito.

Se estiver cansada de preenchimentos labiais, não tenha medo de deixar o procedimento. Não há riscos de os lábios parecerem flácidos. O ácido vai sendo lentamente destruído pelo corpo, o que permite que os lábios se adaptem lentamente até chegarem ao tamanho original.

Quão doloroso é

"Não é muito doloroso. Por norma, os médicos aplicam uma anestesia tópica antes e um pouco de anestesia na própria agulha", afirma Marina Peredo à Fashionista.

Se optar pelo procedimento feito com agulhas e se apenas quiser volume, por norma irá levar entre 4 a 6 injeções, mas se quiser mais definição, levará cerca de 20 picadas.

O tempo de recuperação

Independentemente da técnica utilizada, há sempre o risco de os lábios incharem ou de sofrerem uma contusão, o que só deve durar, no máximo, uma semana. Se quiser preencher os lábios, não é aconselhável fazê-lo antes de um evento de grande importância - dê tempo para recuperar da cirurgia.

Álcool, exercício físico e beijos não são, de todo, recomendados nas 48 horas seguintes. Deve dormir com a cabeça ligeiramente mais elevada durante alguns dias e tomar os devidos cuidados no tratamento dos inchaços e das contusões, como produtos à base de arnica e compressas frias.

Mantenha as proporções dos seus lábios

O segredo para uns lábios preenchidos não destoarem do nosso rosto é manter o equilíbrio e as proporções.

"O lábio inferior é naturalmente dois terços maior que o lábio superior e este rácio deve ser mantido à medida que o preenchimento é feito", afirma Wise, à Fashionista.

Manter a simetria também é essencial, uma vez que "se houver uma pequena diferença, esta salta rapidamente à vista", conta a dermatologista.

Os médicos dizem que é recomendável que comece por preencher com pequenas doses e, depois da primeira sessão, deve ser verificada a aparência dos lábios e perceber quais as necessidades do paciente quanto ao aumento que pretendem.

Não é barato

Os preços de cada tratamento variam entre médicos, da localização geográfica e da complexidade do procedimento. Os preços poderão variar entre os 300€ e os 500€ por sessão.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!