activa

s

Perfil

Saúde e Beleza

Dores de costas? Uma dose de ioga, por favor!

Um estudo americano comprova os benefícios que o ioga tem na saúde das nossas costas.

Ana Romano Afonso

Angela Weiss

O ioga funciona como uma terapia física para aliviar as dores nas costas, diz um estudo feito na Annals of Internal Medicine, nos Estados Unidos.

A investigação incluiu 320 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos com dor lombar moderada e persistente. Os investigadores atribuíram-lhes 12 sessões semanais com um instrutor de ioga ou 15 sessões de fisioterapia durante 12 semanas ou formação com um livro e boletins periódicos sobre terapias para dores de costas. A intensidade e o nível de incapacidade provocada pelas dores foi medido através de questionários.

Metade dos participantes, quer do grupo de ioga, quer do grupo de fisioterapia, conseguiram reduzir o grau de incapacidade e de dor e, a outra metade, reduziu o uso de medicação. Quem fez parte do grupo de formação, não se saiu tão bem. Apenas um quinto do grupo conseguiu melhorar a sua condição física, 14% ficou mais aliviado e 25% reduziu a medicação para as dores.

O ioga foi aparentemente a opção favorita dos participantes, mais concretamente, os que deixaram o estudo e que faziam parte dos grupos de fisioterapia e de formação. Os investigadores controlaram os partipantes por raça, idade, salário, índice de massa corporal, medicação e outras variantes.

"Recomendaria o ioga aos meus amigos para aliviarem as dores nas costas. É uma modalidade rentável que pode ser feita em casa ou em aulas de grupo, onde há apoio social, e é também benéfico para a saúde mental", afirma Janice Weinberg, professora de Bioestatística na Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, ao New York Times.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!