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Batata-doce: os 5 benefícios que precisa de conhecer

A batata-doce está na moda e ainda bem. Ou melhor, penso que não será exactamente uma moda mas sim uma tendência.

Diana Patrício

As pessoas estão, de uma forma geral, mais informadas acerca dos benefícios da batata-doce para a saúde e portanto parece-me que o aumento do consumo deste alimento, veio para ficar.

Este alimento reúne um conjunto de características que beneficia a saúde de todas as pessoas, para além de ter um sabor agradável à maioria, compondo assim um vasto leque de pratos deliciosos, incluindo sobremesas.

Deixo-vos aqui 5 factos acerca dos benefícios do consumo de batata-doce.

#1 Baixo índice glicémico

Estes é um dos factos preferidos da maioria das pessoas. O índice glicémico indica o impacto causado pela ingestão de determinado alimento, na subida dos níveis de açúcar no sangue (glicémia). O facto de a batata-doce ter um baixo índice glicémico, muito inferior ao da batata comum, faz com que ela seja muito apreciada por pessoas que estão a tentar perder, ou que têm a preocupação de manter um peso adequado, pessoas que sofrem de diabetes e pessoas que praticam desporto regularmente. Consumir batata-doce antes de praticar exercício físico é uma boa recomendação, já que a batata-doce liberta o açúcar de forma bastante lenta na corrente sanguínea, evitando picos de glicémia, sendo assim uma fonte de energia estável que confere uma boa capacidade de resistência durante o treino.

É importante referir que o excesso de picos de glicémia, e consequentemente, de insulina no sangue promovem o armazenamento de gordura, pelo que optar por alimentos baixos em hidratos de carbono ou que possuam hidratos de carbono complexos, ou seja, de absorção lenta, é sempre a melhor solução para uma boa saúde em geral e particularmente para quem quer perder massa gorda.

#2 Elevado valor nutricional

A batata-doce é muito rica em vitamina C, folatos, muito importantes para a saúde do sistema nervoso e para prevenir anemia, beta caroteno (que é convertido no nosso corpo em vitamina A) e nos minerais potássio e magnésio, muito importantes para a saúde muscular e para o sistema nervoso.

#3 Contém menos agro-tóxicos

Embora eu privilegie e recomende sempre a aquisição e o consumo de alimentos de produção biológica, existem alguns alimentos, que por não serem produzidos de forma massiva, terão menos agro-tóxicos e a batata-doce faz parte dessa lista.

#4 Excelente para a pele

Por ser muito rica em beta caroteno a batata-doce é um excelente alimento para a pele, já que a vitamina A que resulta do beta caroteno ajuda a combater os radicais livres que promovem o envelhecimento da pele. Na verdade, vários cosméticos de elevado custo, para a pele, contêm na sua composição retinol, que é uma substancia que deriva da vitamina A.

#5 Favorece a saúde digestiva

Por ser uma excelente fonte de fibras dietéticas, para além de se tornar um alimento bastante saciante, deixando-nos sem fome por mais tempo, contribui também para uma boa saúde do tracto digestivo, prevenindo a obstipação e o cancro do cólon.

Para contacto ou marcação de consultas deverá consultar o meu site www.dianapatricio.com

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