activa

Perfil

Saúde e Beleza

Os 10 alimentos que a vão ajudar a combater a celulite a tempo do verão

Conheça os seus aliados no combate à pele casca de laranja.

Activa.pt

Ano novo, vida nova. O tempo passa a correr e, por isso mesmo, janeiro é a altura ideal para investir na adoção de novos hábitos alimentares, que promovam o seu bem-estar e um estilo de vida saudável. A pensar nisto mesmo, decidimos partilhar alguns conselhos, da nutricionista Patrícia Cruz e da especialista espanhola Meritxell Martí, para que consiga combater a celulite, a tempo do verão.

Apesar de não ser o único fator de influência, a alimentação representa um papel muito importante no combate à pele casca de laranja. Para impedir o desenvolviemento destes nódulos de gordura, devemos evitar alimentos que aumentem o nível de toxinas no nosso organismo e optar, em alternativa, por alimentos antioxidantes, que melhorem a drenagem e a circulação sanguínea, ricos em ómega 3 e vitaminas A, C e E.

Estes são os alimentos que deve incluir na sua alimentação, a partir de hoje:


Abacate

Rico em glutationa, um antioxidante hidrossolúvel, o abacate contém, também, ómega 9. Esta substância ajuda a regular os níveis de cortisol, uma hormona da família dos esteróides, prevenindo a acumulação de gorduras.

Açafrão

O açafrão é uma especiaria que apresenta variados benefícios para a saúde, de quem o consome. Para além de ser um excelente antioxidante e um óptimo anti-inflamatório natural, o açafrão tem também funcionalidades anti-depressivas. A especiaria ajuda a produzir serotonina, que tem influência na redução da depressão, melhorando o humor.

Papaia

A papaia é uma fruta rica em potássio e contém enzimas digestivas lipolíticas, como a papaína, que ajudam a combater as gorduras.Para além disso, é também um alimento com elevado teor antioxidante.

Sementes de Girassol

As sementes de girassol são ricas em vitamina E, cujos principais benefícios são a ação antioxidante e o efeito na boa aparência da pele, motivo pelo qual é muito usada pela indústria de cosméticos. São, por isso, uma das maiores aliadas no combate à celulite.


Soja

A soja desempenha um papel regulador dos níveis de estrogénio, uma hormona que influencia o desenvolvimento de características femininas. Quando em excesso, esta hormona pode provocar celulite. A soja contém isoflavonas, que auxiliam na regulação dos dos níveis de estrogénio, neutralizando a acumulação de gorduras.

Chá verde

Beber duas a três chávenas diariamente ajuda a drenar e eliminar as toxinas e líquidos retidos, o que promove uma limpeza eficiente do organismo. O chá verde é uma das opções mais eficazes no combate à celulite.

Abacaxi

O abacaxi é um fruto diurético, o que melhora a drenagem, a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas, evitando a retenção de líquidos. À semelhança dos citrinos, é rico em vitamina C, que apresenta um elevado teor antioxidante e ajuda a queimar gorduras.


Couve-flor

A Couve-flor é rica em fibras e apresenta um elevado teor antioxidantes, o que auxilia a regulação do organismo e ajuda a equilibrar a absorção de gordura. À semelhança do chá verde, a couve-flor também é diurética.


Frutos vermelhos

Os frutos vermelhos são um clássico. Ricos em vitaminas A e C, apresentam uma elevada ação antioxidante e fortalecedora dos vasos sanguíneos.

Frutos secos

Nozes, amêndoas e cajus, são frutos ricos em vitamina E e ômega 3, duas substâncias antioxidantes. Os frutos secos são uma óptima opção para lanches entre refeições.

Seksak Kerdkanno / EyeEm

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!