activa

Perfil

Saúde e Beleza

Cirurgia Plástica: nova silhueta para o verão 

Conheça as novidades e recomendações do Dr. David Rasteiro, Cirurgião Plástico do Instituto de Cirurgia Plástica Português, para o verão 2018.

Dr. David Rasteiro

AndreyPopov

Enquanto cirurgião plástico que trabalha na área da cirurgia e medicina estética, procuro manter um atualização dos tratamentos e das cirurgias que melhor servem quem procura.

É habitual nesta fase do ano, em que começam a aparecer os primeiros raios de sol e em que por vezes deixamos o casaco em casa, estejamos mais atentos ao nosso corpo, às nossas formas. Como muitos dizem, é ainda no inverno que se inicia a hora de começar a trabalhar para o Verão.

Enquanto médico e como cidadão comum deparo-me exactamente com os mesmos problemas que as pessoas que me procuram. Muitas vezes preocupado com as marcas do envelhecimento facial, ou as gorduras localizadas que tanto incomodam.

Na face gostaria de salientar uma tendência cada vez mais preventiva dos produtos existentes e da própria filosofia dos profissionais clínicos. Dou o exemplo da toxina botulínica. Esta partícula injecta-se selectivamente nos músculos da mimica facial para bloquear transitoriamente (6 meses) a sua acção. Assim, quando tentamos fechar os olhos com muita força, a toxina botulínica impede que o músculo tenha tanta força. Conseguimos fechar o olho, mas não aparecem miraculosamente tantas rugas à volta dos olhos, os famosos “pés de galinha”.

As rugas da expressão facial sobretudo do terço superior da face desaparecem como por artes de magia, enquanto a toxina está a funcionar, o que nos confere uma aparência mais jovem e uma pele mais lisa. Aquilo que é novidade no sector da cirurgia estética é a utilização deste produto em idades mais jovem. Mulheres e Homens na faixa dos 20-30 anos, por todo o mundo, recorrem à toxina botulínica não para disfarçar as rugas, mas para evitar que elas se formem ainda numa idade jovem. Durante o tempo de acção da toxina, a pele está como que em repouso, não aparecem as rugas de expressão e a pele não fica marcada.

Outro método, com a mesma filosofia da prevenção do envelhecimento, e cada vez mais na moda no nosso país, é a utilização de PRP. Mas o que é o PRP? PRP- Plasma Rico em Plaquetas, ou seja, através de algumas técnicas simples de centrifugação, podemos seleccionar, a partir do nosso sangue, uma fracção rica em plaquetas. Qual a importância deste passo? As plaquetas contêm um armazém de factores de crescimento muito rico, que quando são administradas directamente na pele, promovem a sua renovação e portanto o respectivo rejuvenescimento. As aplicações médicas têm sido múltiplas, e apesar de ser uma área de intensa investigação, existem resultados comprovados por exemplo na cirurgia capilar e também na área de medicina e cirurgia estética.

Sendo cirurgião plástico, nada fez mais sentido do que abordar alguns temas cirúrgicos. As cirurgias permitem verdadeiras alterações corporais com um gesto que tem de ser preparado antecipadamente com todo o cuidado. Cada vez mais, os pacientes procuram os resultados naturais e que melhor se ajustem às sua expectativas e à sua personalidade. A palavra de ordem é resultado natural, nada de artificial e um resultado que faça as mulheres e os homens mais confiantes e com melhor auto-estima.

Gostava de eleger dois tipos de cirurgias, as mamoplastias de aumento e as glueoplastias e partilhar algumas novidades recentes. Relativamente à mamoplastia de aumento a tendência é claramente adequar o formato e volume de mama às expectativas, ao corpo, e à vida da mulher. Neste momento a simulação 3D é uma realidade no consultório o que nos permite abordar alguns pormenores importantes da cirurgia e simular o resultado final. Como se processa? É bastante simples. Uma máquina fotográfica especial capta a imagem corporal da mulher ou homem e transforma-a num modelo 3D, visível num ecrã de uma computador. A partir daí consultamos os catálogos das próteses pré-existentes e ajustamos o tamanho e volume às pretensões da paciente. Tudo isto durante a consulta. Esta ferramenta muito útil durante a consulta, já é utilizada rotineiramente em outras cirurgias como a rinoplastia ou a lipoaspiração.

É muito importante para o clínico passar a mensagem que as próteses mamárias vão acompanhar a mulher em várias fases e momentos da sua vida. Uma gravidez, aumentos e diminuições de peso, o exercício físico, as tarefas profissionais, esforços físicos, enfim esta cirurgia acompanha-nos sempre e por isso quero ressalvar a importância das consultas pré-operatórias para discutir estes detalhes essenciais para o sucesso da cirurgia e consequente gestão de expectativas. Optar por uma mamoplastia de aumento no inverno é uma boa forma de chegar ao verão e poder exibir as suas novas formas. O tempo de recuperação médico é entre os 4 e os 6 meses.

No que concerne a gluteoplastia, há de facto um enfoque maior nesta região do corpo. Cada vez mais verificamos a procura deste tipo de cirurgia de forma a alcançar um “os glúteos perfeitos e tonificados”. Uma tendência cada vez mais forte e presente nos blocos operatórios é a utilização de gordura colhida de outras regiões do corpo, onde estava em excesso, e aplicar nos glúteos. Assim podemos ter um glúteo aumentado onde queremos e com um material que é nosso, sem hipóteses de rejeição, a gordura. Há quem o chame de brazilian butt lift nos EUA, ou lipofilling dos glúteos. Colhe-se a gordura por exemplo da região abdominal ou flancos, onde é inestética e desconfortável e colocamos nos glúteos. Duas cirurgias numa só. As alterações corporais são impressionantes e verdadeiramente restituem ao corpo da mulher as formas perdidas ao longo da vida: a silhueta fina, a transição adequada para o glúteo e um glúteo proporcionado e curvilíneo.

Por isso já sabe, procure um profissional de saúde credenciado e certificado pela Ordem dos Médicos. Fale abertamente sobre os seus desejos e expectativas e o que gostaria de mudar no seu corpo em 2018. O verão está aí, mas ainda vai a tempo de ficar em forma.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!