activa

Perfil

Saúde e Beleza

O que é Kombucha, o chá fitness preferido das celebridades?

O que Meghan Markle, Kourtney Kardashian, Justin Bieber, Gwyneth Paltrow e Madonna têm em comum? Além do fato de serem famosos, estas e outras celebridades renderam-se à bebida do momento: o Kombucha.

Activa.pt

Samir Hussein

O que é?
O Kombucha é um chá fermentado consumido desde há 2 mil anos na China, e considerado o “elixir da saúde eterna”. A bebida é preparada a partir do chá verde ou do chá preto e açúcares. As leveduras e bactérias fermentam com a ajuda do açúcar e tornam a bebida ácida e gaseificada. Estes microorganismos, os chamados probióticos, também estão presentes nos iogurtes, leites fermentados e kefir, por exemplo.
O que fazem os probióticos?
As colónias de bactérias boas equilibram a flora intestinal, evitam doenças e ajudam a absorção de nutrientes. Assim, o consumo de probióticos melhora o funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunitário e pode ajudar a perder peso, já que alguns probióticos inibem a absorção de gordura e ajudam a libertar o hormonas da saciedade.
Além de melhorar a absorção de nutrientes e reduzir o apetite, os probióticos fazem bem para a pele. Isso porque quando o intestino está equilibrado, a pele sofre menos com erupções e congestões: ou seja, as bactérias boas ajudam a reduzir espinhas e acne.
Outros benefícios do Kombucha
Por ser feito com chá, o Kombucha tem benefícios associados. Os chás verdes, por exemplo, têm polifenóis que atuam como antioxidantes no organismo. Além da disposição, beber Kombucha dá energia, resultado da combinação do ferro, produzido na fermentação, e da teína, a cafeína dos chás. A bebida ainda tem glucosamina, substância que evita a perda de colagénio, o que ajuda nas articulações e na prevenção de rugas.
Como beber?
O Kombucha tem uma textura gaseificada parecida com um refrigerante, gosto agridoce e é levemente ácido. Pode ser consumido com gelo, sumo de frutas ou em smoothies.
Apesar de ainda não ser muito comum, a bebida dos famosos pode ser comprada pronta e é encontrada principalmente na internet. Também é possível preparar Kombucha em casa, mas a receita leva uma colónia de microorganismos responsáveis pela fermentação, a chamada “cultura de Kombucha”, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Thinkstock

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!