activa

Perfil

Saúde e Beleza

Mulheres que amamentam devem beber mais água

Há uma explicação muito simples para isto.

Sâmia Fiates

TATYANA TOMSICTKOVA

Muitas mães relatam que sentem muita sede quando estão a amamentar. E, de facto, não é só uma impressão. Há uma explicação fisiológica.
As mamas fabricam leite de acordo com as necessidades do bebé, o que pode chegar a 800 ml por dia. Como o leite tem mais de 80% de sua composição em água, faz sentido que a mãe sinta necessidade de ingerir mais líquidos. Amamentar também cansa. A mãe pode perder até 500 calorias por dia, daí a necessidade de manter-se hidratada e alimentada.
Mas quanta água é necessário beber por dia? Não há um consenso entre os especialistas. O correto é beber água suficiente para sentir-se saciada. Algumas mulheres podem precisar de dois litros por dia, outras de até quatro litros. O importante é não ignorar a sede. Tenha atenção à cor da urina: se for um amarelo muito escuro, é sinal de falta de hidratação.
Para não esquecer, uma opção é manter uma garrafa de água sempre por perto. A hidratação também pode ser garantida com outras bebidas como, por exemplo, chás e águas aromatizadas.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!