activa

Perfil

Saúde e Beleza

Os melhores exercícios para cada fase da menstruação

Saiba como tirar partido das alterações que ocorrem no corpo durante o ciclo mentrual.

Activa.pt

jacoblund

Durante aqueles dias do mês, a última coisa que passa pela cabeças de muitas mulheres é fazer exercício físico. Contudo, podem estar a perder uma boa oportunidade de os seus objetivos de fitness.

Durante o ciclo menstrual, o corpo muda graças a várias hormonas, e essas oscilações podem afetar quão bem este tolera (ou não) a intensidade e resistência.

Saiba como maximizar a sua performance ao personalizar os treinos consoante as nessecidades do corpo durante as três fases do ciclo: folicular, ovulação e luteínica.

Fase folicular

De acordo com o Dr. Michael Cackovic, Médico Ginecologista e Obstetra do The Ohio State University Wexner Medical Center, a fase folicular começa no primeiro dia de período e termina no dia antes da ovulação. "Como os níveis de estrogéneo e até mesmo de testosterona aumentam, pode ter um pulso de energia, melhor humor, e até mesmo pensar com mais clareza", explica ao POPSUGAR. "Pode sentir-se mais assertiva e disposta a correr riscos, bem como mais extrovertida e sensual".

O melhor exercício: Qualquer tipo é bem-vindo, mas se quiser sair da sua zona de conforto nesta fase, aumente a intensidade e tente exceder os seus limites. "No primeiro dia do seu ciclo, o seu nível de energia é elevado (apesar de, tecnicamente, poder sentir-se esgotada) e esta fase é uma boa altura para focar-se em treinos cardiovasculares mais longos", diz Laura Arndt, especialista certificada em resistência e condicionamento, à mesma plataforma, destacando atividades como corridas longas, andar de bicicleta e fazer uma aula aeróbica de dança. "E com níveis mais elevados de estrogéneo, pode queimar gordura com mais facilidade, portanto também é uma ótima altura para focar-se em levantar pesos, se gostar de treinos de força, e combiná-los bem com o cardio".

Acima de tudo, dê ouvidos ao seu corpo - se se sentir tonta, extremamente fatigada, ou com muitas dores, descanse e cuide do corpo de formais mais gentis.

Photographer: Andrey Popov

Ovulação

Durante a ovulação, dá-se a libertação do óvulo do ovário, e isto acontece por volta do 14º dia do ciclo, explica o Dr. Cackovic. Pode sentir letargia, dores pélvicas e abdominais, e câimbras. O impulso de confiança da fase anterior começa a desaparecer.

O melhor exercício: Um com uma intensidade mais baixa, recomenda Arndt. "Durante esta fase, algumas mulheres sentem dores ou câimbras e, se for este o caso, talvez seja boa ideia ficar-se pelo jogging, caminhadas ou natação". Isto também pode ter um efeito positivo no seu humor e energia nesta fase, o que pode torná-la menos penosa.

IvanJekic

Fase Lútea

Durante o resto do ciclo, acontece um aumento da temperatura corporal, bem como do estrogéneo e da progesterona. O corpo também pode sentir-se mais fatigado, diz o Médico Ginecologista e Obstetra. "Devido ao impacto da progesterona, pode sentir-me um pouco em baixo. Esta pode ser uma altura difícil para as mulheres, que podem ter sintomas de síndrome de tensão pré-menstrual [TPM] como, por exemplo, desejos de comidas ricas em hidratos de carbono, inchaço, dores de cabeça, ansiedade e oscilações de humor".

O melhor exercício: É uma boa ideia refrear a intensidade. "Enquanto treinadora, durante esta fase foco-me em treinos de cardio HIT [High-intensity training] mais curtos, para queimar calorias, e de força com o peso do próprio corpo, para a resistência muscular e energia", revela Arndt, sublinhando que manter as sessões de cardio curtas é essencial, porque há menos resistência. "Mas não deixe de se mexer - o Ioga e o Pilates podem ser opções viáveis para o final do ciclo menstrual".

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!