activa

Perfil

Saúde e Beleza

Fim aos mitos sobre os sumos detox!

O que são? Que benefícios trazem ao nosso corpo? Quando e como se devem beber? Quais os principais erros cometidos? Estas e outras questões ficaram esclarecidas graças a uma conversa com Teresa Barata, a "Senhora Detox".

Cláudia Sérgio

iStock

Foi ao lado de uma banca de frutas e vegetais no Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, que colocámos um fim aos mitos sobre os sumos detox com a ajuda de Teresa Barata. A bebida da moda (especialmente quando os meses quentes se começam a aproximar) gera muita discórdia. Se existem muitas vozes a enaltecerem o bem que fazem ao nosso corpo, também há muitos críticos que não veem os benefícios destes planos. E então? Fazer ou não um plano detox? Durante a apresentação do livro "Em Estado Puro", publicado pela Arena, Teresa Barata respondeu às nossas dúvidas.

O que é isto dos planos detox?
É uma dieta que ajuda o corpo a executar uma função muito importante. O nosso organismo tem o processo natural de desintoxicação, ou seja, ver-se livre das toxinas que lhe fazem mal. O detox vem ajudar a dar um descanso ao sistema digestivo, uma vez que não há praticamente digestão durante o programa. Desta forma, a energia que temos é canalizada para a desintoxicação natural do organismo. Além disso, estamos ainda a dar ao corpo alimentos que são muito desintoxicantes, com muita clorofila, como é o caso dos vegetais de folha verde. A clorofila é um dos ingredientes com função mais desintoxicante, é como um íman que atrai as toxinas e ajuda a libertá-las. Isto no fundo é uma ajuda que estamos a dar ao organismo. Isto é que é desintoxicar.

As pessoas que a contactam procuram mesmo esta ajuda ou veem antes o lado estético?
A grande parte das pessoas que vêm ter comigo querem perder peso. É verdade que ao fim de três dias de programa nós desinchamos. Há muita gente que consegue perder peso. Pode não ser esse o objetivo principal, mas o detox é ideal para começar uma nova dieta. Com os três dias de plano, fazemos como que um reset ao corpo de modo a estarmos muito mais preparados para abdicar de certos alimentos que não nos fazem tão bem.

O que faz este plano ao nosso corpo?
Primeiro desintoxica o organismo e leva todos os órgãos a funcionarem de uma forma mais otimizada. Depois de um detox sentimos muito mais energia, principalmente no terceiro dia do plano. Além disso, a pele fica muito bonita e desinchamos. Fica mais fácil controlar o apetite e há como que uma clareza mental, pois a nossa mente começa mesmo a trabalhar melhor.

O detox pode ser feito através de sumos e smothies. Qual a diferença entre os dois?
Sumo é quando retiramos só o líquido da fruta ou vegetal, sendo descartada toda a fibra. O smothie mantém toda a fibra e nutrientes, é mais consistente. Não há um bom e um mau, cada um tem o seu lugar. Por exemplo, de manhã, para começar o dia, o ideal é um smothie, pois alimenta melhor. Mas atenção, é preciso ter cuidado para se colocar pelo menos 60% de vegetais, de modo a não haver um pico de açúcar grande. A fruta é fantástica, mas é também muito rica em sacarose. Não devemos exagerar. E tanto os sumos como os smothies devem ser consumidos pouco tempo depois de serem feitos, pois é quando estão mais ricos do ponto de vista nutritivo e do sabor.

Quais são os ingredientes que a Teresa prefere usar nestas bebidas?
Vegetais de folha verde, e quanto mais escura a cor melhor. Esses são os que possuem mais clorofila. Depois existe o shot de erva trigo, que tem muita clorofila, é muito idêntico ao nosso sangue e é um superalimento muito desintoxicante.

E não podemos mesmo inserir sólidos?
Depende do programa detox que estivermos a fazer. Existem várias opções, pois um detox é um programa que retira alimentos que intoxicam o nosso organismo. Podemos fazer um plano para retirar apenas a carne e o peixe, comer apenas vegetais sólidos, por exemplo. Há opções, mas é importante cada pessoa perceber o que tolera melhor.

Quais os alimentos que devem ser mesmo excluídos nesta fase?
Todos os que podem causar alergias, intolerâncias ou dependências. Marisco, carne, soja, cereais com glúten, lacticínios, açúcar, álcool e café,

Quais são os principais erros cometidos?
Há muita gente que não bebe água suficiente, e isso é importante para libertar as toxinas. Outro erro acontece quando as pessoas têm fome e vão comer alimentos pesados, especialmente carne ou laticínios. Estas asneiras acabam por estragar um bocadinho o programa.

E afinal, o detox pode causar problemas na nossa saúde ou não?
Quando é bem feito não tem qualquer malefício. Não se deve exagerar nem se fazer o plano durante demasiado tempo. Não podemos viver apenas de sumos de vegetais e de frutas, precisamos de outros nutrientes. O detox deve ser feito pontualmente, com equilíbrio.

Então quanto tempo deve durar um destes planos?
Aconselho três dias para sentir os benefícios. Quem já fez várias vezes e quer experimentar cinco dias, tudo bem, mas mais do que isso não aconselho. E caso se queira, especialmente entre quem faz regularmente, pode ser feito um dia por semana.

Qualquer pessoa pode fazer um detox?
Sim, se for alguém saudável, com excepção das mulheres grávidas e a amamentar. Aconselho, de qualquer forma, que em caso de dúvidas se fale com um médico.

Quando sentimos que devemos este reset ao organismo?
Quando exageramos, quando já começa a ser difícil tolerar a comida, quando falta energia ou naquelas alturas que comemos mais açúcar.

Como retomar a dieta após um detox?
Os alimentos que foram retirados devem ser inseridos aos poucos. Começamos por inserir os hidratos de carbono integrais, continuamos a beber mais água e deixamos para o fim a carne e os laticínios. Os doces e o álcool devem ficar ainda mais para a frente. Fazer tudo aos poucos.

Estes sumos podem ser ingeridos mesmo fora de um plano?
Podem e devem. Bebo todos os dias um sumo de vegetais logo que acordo. É uma forma de ingerirmos logo uma grande quantidade de vegetais de uma forma deliciosa e levando o nosso organismo a assimilar rapidamente todos os nutrientes. Passados 20 ou 30 minutos tomo o meu pequeno-almoço.

Última pergunta: o mesmo plano pode ser seguido por todas as pessoas?
Cada pessoa é diferente, por isso o plano não deve ser igual. Há pessoas, por exemplo, que têm muitos sintomas da desintoxicação no primeiro dia, outras que não sentem qualquer problema. Na LIQUID temos um programa base que é adaptado às necessidades de cada pessoa. Se alguém faz exercício, é claro que durante o detox tem de abrandar um bocadinho, mas pode continuar a fazer pois nós reforçamos os sumos das horas do treino. Já quem tem problemas de tiróide não de consumir os superalimentos, a clorela e a spirulina. Estas diferenças individuais devem ser tidas em conta. Eu estou disponível para conversar e faço um acompanhamento de cada detox.

DR

Fundadora da marca LIQUID e autora do livro "Em Estado Puro", Teresa Barata, apelidada pela revista Time Out como "Senhora Detox", confessa ser "apaixonada por nutrição". Primeira health coach portuguesa certificada pelo Institute for Integrative Nutrition de Nova Iorque, foi pioneira dos sumos e smothies de frutas e vegetais em Portugal. Teresa assume como missão fazer com que todas as pessoas com quem contacta se sintam melhor nos seus próprios corpos.

DR

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!