activa

Perfil

Saúde e Beleza

Os acessórios de maquilhagem que poluem os nossos mares

Veja como pode fazer a diferença.

Sâmia Fiates

ChristopherBernard

Usados para limpar borrões de rímel e de delineadores, os cotonetes podem ser muito úteis na bolsa de maquilhagem, mas são um grande problema de poluição.

Os europeus geram por ano mais de 25 milhões de toneladas de lixo plástico, que quando vai parar nos oceanos, causa a morte de um milhão de aves e cem mil mamíferos todos os anos. Quando o assunto é cotonetes, o campeão em consumo é o Reino Unido, com mais de 13 mil milhões de unidades por ano.

Um estudo recente da World Wildlife Fund revelou que a maquilhagem tem impacto significativo no desperdício.
É bom lembrar que o plástico também está presente noutros itens como, por exemplo, embalagens, pincéis ou pestanas postiças. Mas o impacto no meio ambiente é maior com os descartáveis, como é o caso dos discos demaquilhantes. Pincéis e escovas de bambu, e discos demaquilhantes reutilizáveis, feitos de tecido e que podem ser lavados,, representam opções mais amigas do ambiente.
Se não consegue viver sem os cotonetes, há versões biodegradáveis. Em Portugal os acessórios podem ser encontrados em lojas de produtos naturais e lojas online. Conheça-as abaixo:

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!