activa

Perfil

Saúde e Beleza

10 maneiras de adicionar o óleo de coco à sua rotina de beleza

Uma das grandes descobertas da última década para a saúde e a beleza é o óleo de coco.

Activa.pt

nadisja

Natural e de longa duração, o óleo de coco é também multiusos: vai da cozinha ao armário de produtos de beleza, e com benefícios em todas as utilizações. Na rotina de cuidados com a pele e os cabelos, o óleo de coco proporciona hidratação intensa e pode ser o substituto natural para muitos produtos cosméticos feitos no laboratório.

1. Removedor de maquilhagem

O óleo de coco é rico em gorduras e ômega 3, que facilmente derretem a maquilhagem, até mesmo o rímel à prova de água mais resistente. Mas como qualquer produto rico em gordura, é importante limpar o óleo para evitar entupir os poros.

2. Creme hidratante

É claro que, por ser rico em gorduras, o óleo de coco é um hidratante potente, que ajuda a prevenir estrias, por exemplo. Outro benefício é que o produto é absorvido de forma muito rápida. Pode ser usado no corpo e também na cara, como primer antes da maquilhagem. Se aplicado antes de dormir, serve também como creme de noite. As propriedades antioxidantes podem ajudar a suavizar linhas de expressão.

3. Máscara capilar

Aplicar o óleo de coco aos cabelos uma hora antes de lavar ajuda a amaciar os fios secos. O produto ainda pode ser usado como creme (sem enxaguar) para selar e hidratar o cabelo e reduzir o efeito frizz. Para o verão, o óleo de coco também funciona como protetor para os fios em dias de praia ou piscina.

4. Desodorizante

Para fazer o próprio desodorizante natural caseiro, basta juntar o óleo de coco, amido de milho, bicarbonato de sódio e um óleo perfumado. É importante lembrar que desodorizantes naturais previnem o odor, mas não são antitranspirantes e não evitam o suor. Por isso, o indicado é levar o desodorizante consigo e reaplicar ao longo do dia.

5. Esfoliante

Misturar o óleo de coco com sal ou açúcar grosso funciona como um ótimo esfoliante corporal. Depois que os grãos derretem, o óleo mantém a pele hidratada. Se misturar com açúcar castanho e mel, também funciona como esfoliante labial.

6. Óleo para cutículas

Além de evitar que a pele descasque, ao hidratar a base das unhas, aplicar o óleo de coco nas cutículas ajuda a manicure a durar mais tempo.

7. Enxaguante bucal

O óleo de coco tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Enxaguar a boca por 20 minutos - técnica conhecida como “oral pulling”, ajuda a eliminar germes, o que resulta num hálito fresco e dentes mais brancos.

8. Alívio para alergias e coceiras

Aplicar óleo de coco em queimaduras, picadas de insetos e eczemas ajuda a reduzir a inflamação e alivia as coceiras. Mas, claro, é importante falar com um médico antes de usar o ingrediente natural.

9. Tratamento para constipações

Com uma pomada para esfregar no peito feita em casa, o óleo de coco funciona para combater a congestão, dores de cabeça e nariz entupido. Basta misturar os óleos de coco, menta e eucalipto. O óleo de coco também ajuda a reduzir as dores e comichão na garganta e evita que o vírus se espalhe pelos lábios.

10. Sérum para pestanas

Por ser rico em ácidos graxos, o óleo de coco serve como base para um sérum que estimula o crescimento das pestanas e faz os fios ficarem mais longos. A receita leva óleo essencial de limão e lavanda. O ideal é aplicar a noite, com um cotonete, e retirar o excesso com um lenço.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!