activa

Perfil

Saúde e Beleza

Pílula contracetiva: deixá-la no lugar errado pode levar a uma gravidez indesejada

Por exemplo, a casa de banho e o carro são más ideias.

Activa.pt

Tania Zbrodko

Alguma vez leu o panfleto que vem na embalagem da sua pílula? Há uma parte importante sobre a má conservação dos comprimidos e de como esta pode afetar a sua eficácia.

De acordo com a revista 'Marie Claire', a maioria dos medicamentos devem ser mantidos num local seco, à temperatura ambiente, idealmente algures entre os 20 e os 25 graus. Os fármacos expostos a temperaturas nos opostos extremos do espetro podem perder a sua potência, e aqueles à base de hormonas ou proteínas, como é o caso do contracetivo oral, podem ser particularmente afetados pelas excursões de temperatura.

A publicação esteve à conversa com a ginecologista obstetra Margaret Long, do Mayo Clinic, para enumerar algumas situações a evitar.

Conheça-as, abaixo

Na casa de banho

ved007

Contrariando o seu nome, o armário dos medicamentos na casa de banho é um dos piores lugares para guardar a pílula. De acordo com a Drª. Long, a humidade e mudanças de temperatura comprometem os comprimidos - por exemplo, os armários da cozinha são muito mais seguros.

_____________________________________________________________________________________________

Num avião

sureshsharma

Tem uma viagem de longo curso planeada? Guarde a pílula no carry-on. “O controlo de temperatura para o compartimento de porão não é o mesmo que na cabine. O porão pode ser consideravelmente mais frio," explica a profissional de saúde. Tal como os comprimidos podem absorver o excesso de calor e tornar-se menos eficazes, o seu efeito também pode ficar comprometido graças à exposição a baixas temperaturas.

_____________________________________________________________________________________________

No Carro

spinout

Neste caso, a segurança depende da duração da viagem e da temperatura lá fora. "A pílula não deve ser guardada no tablier do carro ou no porta-luvas," aconselha a médica. Contudo, não haverá problema se for uma viagem rápida. Trate os comprimidos como se se tratassem de animais de estimação. "Não é suposto deixar o seu animal no carro durante muito tempo. Se estiverem 15 graus e só for buscar um café, não é grave. Mas se estiverem 36 graus, não pode deixar o seu cão no carro."

Se tiver de levar a pílula consigo, mantenha-as junto a si. Evite deixá-la no tablier, onde estará diretamente exposta ao sol, e se alguma vez tocar na embalagem e esta estiver quente, é mau sinal.

_____________________________________________________________________________________________

Nas lides diárias

Pedro Salaverria

Se é o tipo de mulher que tem sempre a pílula na mala, independentemente de onde vai, para poder tomá-la todos os dias à mesma hora, a Drª. Long sugere reorganizar a sua agenda para poder tomá-la quando estiver em casa. Contudo, sublinha que "caminhar para o trabalho quando está calor ou fazer o trajeto quando está muito frio provavelmente não é o suficiente para danificar os comprimidos."

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!