activa

Perfil

Saúde e Beleza

Seis motivos para dormir sem roupa

Não só melhora a qualidade do sono, como é benéfico para a pele, saúde sexual e nível de stress, entre outras coisas.

Activa.pt

1. Ajuda a adormecer (e a dormir melhor)

Vadym Drobot

Investigadores da Universidade de Amesterdão descobriram que baixar a temperatura corporal melhora a profundidade do sono e reduz o número de vezes em que alguém acorda durante a noite. Deixar as roupas de lado é uma ótima forma de fazê-lo sem ajustar a temperatura ambiente. "Estar mais fresco aprofunda o sono," diz William Winter, médico e autor do livro 'The Sleep Solution: Why Your Sleep Is Broken and How To Fix It', ao Health.com. "Além disso, ao usamos roupas volumosas, temos dificuldade em arrefecer facilmente quando sentimos calor à noite. Estar nu facilita a regulação da temperatura... simplesmente, puxe o cobertor para cima!"

_____________________________________________________________________________________________

2. Pode ajudar a previnir a candidíase vaginal

SIphotography

Alguma vez ouviu dizer que devia 'arejar' as suas partes íntimas à noite? Pois bem, a frase tem um fundo de verdade. Os fungos adoram ambientes quentes e húmidos, explica o Dr. Winter, portanto faz sentido que não cobrir a vagina ajude a reduzir o excesso de humidade. "Dar tempo à pele para estar exposta aos efeitos de secagem do ar pode ajudar, particularmente no caso de infeções fúngicas que se desenvolvem em ambientes húmidos."

Mary Jane Minkin, médica, professora clínica de obstetrícia, ginecologia e ciências reprodutivas na Escola de Medicina da Universidade de Yale, concorda que dormir sem roupa pode ser particularmente benéfico para mulheres propensas a este tipo de infeções. "Tenho pacientes que sofrem de candidíase crónica, portanto digo-lhes que isto é algo a experimentar."

_____________________________________________________________________________________________

3. Pode ajudar a acalmar a ansiedade

Photographer: Rasmus Jurkatam; Rasmus Jurkatam

Isto é, se dormir com alguém. Ao tocar no seu parceiro, desponta a libertação de oxitocina, uma hormona que produz sentimentos de calma e segurança. "Qualquer tipo de toque agradável ou massagem aumenta o sistema de oxitocina," afirma a Dra. Helen Fisher, antropóloga biológica. "Portanto, fazer conchinha enquanto dorme provavelmente vai fazer disparar esta resposta de oxitocina. E penso que o nível elevado de oxitocina reduz o cortisol - a hormona do stress."

_____________________________________________________________________________________________

4. Pode influenciar a fertilidade masculina

miljko

A qualidade do sémen melhorará quando os homens não usam roupa para dormir. Isto porque dormir nu ajuda a baixar a temperatura corporal e, como vários estudos indicam, o calor tem um efeito negativo no esperma. "Sim, este é um fator comum nos problemas de fertilidade masculinos," concorda o Dr. Winter.

_____________________________________________________________________________________________

5. É bom para a Autoestima

Wavebreakmedia

Isto não está comprovado pela ciência, mas muitas mulheres dizem que se sentem mais sensuais e em contacto com os seus corpos quando dormem nuas. Nesse sentido, à medida que se sente mais confortável, a autoestima e confiança aumentam.

_____________________________________________________________________________________________

6. É bom para a saúde no geral

GeorgeRudy

Dormir sem roupa traz vários benefícios de saúde, incluindo ajudar a perder peso. Um estudo conduzido pelo U.S. National Institutes of Health concluiu que dormir nua acelera o metabolismo porque o corpo cria mais tecido adiposo castanho para mantê-la quente. O tecido adiposo castanho, por sua vez, produz calor ao queimar calorias, e faz disparar o metabolismo durante o dia todo. Além da questão metabólica, deixar as roupas de lado melhora a circulação sanguínea, o que é bom para o coração e músculos. O sono de qualidade aumenta ainda a libertação da hormona do crescimento e de melatonina, e ambas têm benefícios anti-envelhecimento.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!