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Tem a certeza de que anda a beber água suficiente?

Nos dias de mais calor, a atenção deve ser redobrada.

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Os dias quentes criam condições perfeitas para ir à praia ou relaxar à beira da piscina. Contudo, é importante garantir a hidratação durante essas atividades, já que o corpo perde mais fluídos durante o verão.

A quantidade necessária de água por dia varia de pessoa para pessoa, dependendo do peso e tipo de corpo, explica a dietista e nutricionista Lauren Minchen ao HuffPost.

"Entre dois a quatro litros para adultos ativos é o objetivo geral a atingir para manter a hidratação, e as necessidades podem variar nessas diretrizes com as mudanças de temperaturas no exterior."

A especialista acrescentou que o consumo necessário será maior para uma pessoa que treina regularmente porque os músculos precisam de mais água para funcionarem devidamente e manterem a massa.

Por sua vez, a também dietista e nutricionista Amy Shapiro sublinha que a transpiração é o sistema interno de refrigeração do corpo humano.

"É importante repor a água que perdemos quando transpiramos para prevenir a desidratação," explica. "Uma das melhores formas de fazê-lo é beber água durante o dia e antes de chegarmos a sentir sede."

O site Mayo Clinic recomenda que as mulheres bebam, pelo menos, 2,7 litros de água por dia e que os homens bebam 3,7 litros.

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Sinais de alerta


Preste atenção à cor da sua urina quando for à casa de banho - deve ser um amarelo claro, estilo palha, para garantir que está bem hidratado, dizem Shapiro e Minchen. Se for mais escura que isso, está na hora de beber mais água. Fatiga, pele seca, cãibras musculares, prisão de ventre e tonturas também são sinais de desidratação.

A idade é ainda outro fator que pode ter impacto nos níveis de hidratação, bem como na sensação de sede.

"O nosso mecanismo de sede fica mais fraco com a idade, portanto criar o hábito de ir bebendo água durante o dia, em qualquer idade, é uma ótima ideia para garantir que uma boa hidratação," diz a coach de nutrição holística Andrea Moss.

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Não se esqueça que também pode 'comer' a sua água

Os alimentos ricos em água também podem ajudar os níveis de hidratação. Nesse sentido, acrescente, por exemplo, mais pepinos, aipo, brócolos e espinafres à sua dieta. "No verão, a melancia é uma ótima fonte de hidratação, visto que cerca de 90% da sua polpa é constituída por água," sugere Shapiro.

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