activa

Perfil

Saúde e Beleza

5 coisas que nunca deve fazer à sua pele

Mas mesmo nunca!

Activa.pt

1. esfoliar com muita força

Giphy

Este passo da sua rotina de beleza permite eliminar o excesso de células mortas que se deposita à superfície da epiderme e que a torna mais baça, espessa e rugosa. Contudo, é importante sublinhar que não deve esfregar a pele com demasiada força. Se o fizer, poderá arranhar a superfície da barreira protetora, deixando a pele exposta a infeções e toxinas ambientais. Encontrar o equilíbrio é essencial, portanto aplique uma leve pressão e use água morna.

_____________________________________________________________________________________________

2. Espremer borbulhas

Giphy

Às vezes esquecemo-nos de quão frágil é a nossa pele. A vontade de espremer uma borbulha quando esta surge é quase inevitável, mas ao fazê-lo está a piorar a inflamação - isto para não falar das bactérias que passam dos dedos para a pele através do buraco que acabou de criar no rosto, o que aumenta a probabilidade de aparecer uma nova borbulha ainda mais inflamada.

_____________________________________________________________________________________________

3. Não proteger a pele

ScienceDaily

Se pensa que o o sol só queima a pele, está enganada. Na verdade, 90% de como a pele envelhece resume-se à exposição ao sol.

Se não acredita, veja este case study sobre os efeitos do sol nas gémeas idênticas da fotografia: ambas têm 61 anos, mas Susan (à direita) fuma e gosta de passar o máximo de tempo possível a apanhar banhos de sol. Já Jeanne (à esquerda), evita estar exposta ao sol e, graças aos seus cuidados, não tem manchas, rugas profundas e a sua pele parece muito mais 'cheia'. Isto verifica-se porque o sol (e os cigarros) destrói o colagénio, o que causa flacidez e rugas, e os raios UV despontam a produção de melanina.

Procure um protetor solar de rosto com, no mínimo, um SPF 30, e um fator de proteção UVA 4. O SPF protege contra os raios UVB, que são os 'vilões' responsáveis pelos escaldões, descoloração e cancro da pele, enquanto o UVA protege contra os raios UVA, que são considerados ainda mais perigosos porque penetram mais profundamente a pele, causando danos a longo prazo como rugas, flacidez e destruição do colagénio, bem como cancro da pele.

_____________________________________________________________________________________________

4. Esquecer o pescoço e olhos

Giphy

Não ignore estas áreas. Aplique os mesmos cuidados da sua rotina de beleza também no pescoço, ou seja, limpe, tonifique e hidrate. Certifique-se de que massageia em movimentos para cima, para não puxar a pele para baixo. Quanto à pele em redor dos olhos, é uma das zonas mais delicadas do corpo e precisa de bastante hidratação, não só para prevenir o aparecimento de marcas de expressão, como também para ajudar a fazer com que as olheiras e o inchaço desapareçam.

_____________________________________________________________________________________________

5. Usar sempre os mesmos produtos

Giphy

Apesar de o tipo de pele ser maioritariamente determinado pela genética, tudo, desde as temporadas ao ambiente e às hormonas, pode afetá-la. Portanto, se neste momento tem pele oleosa, essa pode não ser a sua realidade daqui a uns tempos. Reavalie o estado e condição da sua pele a cada seis meses para verificar se precisa de acrescentar (ou retirar) algo à sua rotina.

Giphy

e não se esqueça de evitar estas gafes:

- Nunca durma com maquilhagem;

- Lave os seus pincéis de maquilhagem uma vez por semana e a sua esponja de maquilhagem sempre que a usar;

- Tenha o seu 'sono de beleza' sempre em dia. Afinal, tem esse nome por um bom motivo: a pele regenera-se maioritariamente durante a noite;

- Não se esqueça de hidratar, a sua pele agradece! Certifique-se de que usa um produto indicado para o seu tipo de pele!

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!