activa

Perfil

Saúde e Beleza

Por que motivo andamos a ver tantos ramos de eucalipto em chuveiros?

Descubra os benefícios deste truque.

Activa.pt

Reprodução/Instagram

O banho de imersão é considerado o epítome de uma experiência de spa em casa. Contudo, há uma outra forma fácil de elevar a experiência: ramos de eucalipto.

Esta é a última tendência a invadir os nossos feeds - e isso não acontece só por uma questão estética. Apesar de o conceito de colocar plantas na banheira ficar bem, ele não é propriamente novo. A ideia foi ressuscitada por uma publicação no Reddit, que recomenda pendurar eucaliptos no chuveiro não só pelo aroma agradável como também para ajudar a soltar o muco e aliviar a constipação, caso adoeça.

O eucalipto é conhecido por aliviar a congestão das vias respiratórias superiores, daí ser um ingrediente comum em medicamentos indicados no alívio sintomático de gripes e constipações, bem como em humidificadores.

Instagram

Mas afinal qual é a vantagem de pendurar ramos de eucalipto no duche? O vapor liberta os óleos essenciais da planta que podem ajudar a desobstruir as vias respiratórias. Para aproveitar ao máximo os benefícios, a revista Shape recomenda respirar lentamente no vapor durante cinco minutos, o que deve ser o suficiente para desfazer o muco no corpo. Mesmo que não esteja doente, o cheiro do eucalipto ajuda também a aliviar o stress.

A melhor parte é que este truque não sai caro: pode encontrar ramos de eucalipto no seu mercado favorito. Se é mais adepta de banhos de imersão, pode também recriar o mesmo efeito com óleo essencial de eucalipto (P.V.P. 18,86€) ou ao acrescentar um pouco do produto (P.V.P. 12,17€) a um difusor de óleos aromáticos.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!