activa

Perfil

Saúde e Beleza

Mulher acorda com rara condição: não consegue ouvir vozes masculinas

Saiba o que aconteceu.

Activa.pt

imtmphoto

O sonho de qualquer mulher pode ser, afinal, possível: deixar de ouvir os homens! Claro que eles poderiam dizer o mesmo, mas a verdade é que existe, de facto, uma rara condição que faz com que deixemos de ouvir sons de baixa frequência, tipicamente associados a vozes masculinas.

E foi exatamente isso que aconteceu a uma mulher na China, de apelido Chen, que, um dia, acordou e não conseguia ouvir a voz do namorado, segundo relata o Daily Mail. Na noite anterior, tinha estado a vomitar e notava um zumbido no ouvido, pelo que previa que algo se passava.

Após se dirigir ao Qianpu Hospital, foi assistida por Lin Xiaoqing, uma especialista em problemas de nariz, garganta e ouvido, que a diagnosticou com uma rara condição de dano de baixa frequência de audição, chamada Perda Auditiva de Inclinação Invertida. A clínica Thigpen Hearing Center estima que apenas cerca de 3 mil pessoas sejam afetadas por este problema no Canadá e Estados Unidos, o que se traduz numa estatística de um só caso, para cada 12 mil de perda auditiva.

Além das vozes masculinas, pessoas com esta condição têm dificuldade em ouvir com nitidez barulhos dos carros, tempestades e vozes através do telefone, por exemplo. Entre as causas, estão anomalias genéticas, certas doenças, infeções ou alterações na pressão do fluido do ouvido interno. No caso de Chen, a médica acredita que um elevado nível de stress e falta de sono tenham estado na origem do problema e que, após os tratamentos, esta ficará melhor.