activa

Perfil

Saúde e Beleza

8 verdades sobre a celulite

No que à celulite diz respeito, não faltam por aí 'curas' miraculosas e tratamentos cosméticos dispendiosos. Aqui ficam 8 factos a ter em conta sobre o tema.

Activa.pt

bymuratdeniz

O corpo feminino é composto naturalmente por mais gordura do que o corpo masculino, e as mulheres tendem a armazená-la mais nas ancas e coxas. Além disso, também têm menos tecido conjuntivo para manter tudo no lugar. "Se pensarem num andaime do lado de fora de um prédio que tem aqueles 'X', isso é mais ou menos como as câmaras de gordura que os homens têm," diz o Doutor David McDaniel, diretor do Institute for Anti-Aging, à revista Health. No entanto, de acordo com a publicação, estima-se que cerca de 10% dos homens também tenham celulite.

miodrag ignjatovic

As hormonas também desempenham um papel no aspeto da celulite. À medida que as mulheres envelhecem, os seus corpos produzem menos estrogéneo - uma hormona que ajuda a otimizar a circulação linfática. Menos estrogénio pode ser sinónimo de problemas de circulação, o que também pode significar uma redução na produção de novo colagénio e a degradação do tecido conjuntivo mais antigo.

Vasyl Dolmatov

Se a sua mãe ou avó têm celulite, há uma maior probabilidade de você também vir a ter. Contudo, há outros fatores com peso como, por exemplo, a dieta, o exercício e manter um peso saudável.

Choreograph

A prática regular de exercício físico não cura a celulite - mas, em muitos casos, pode ajudar a prevenir ou até mesmo a reduzir a sua aparência. A celulite ocorre quando as fibras conectivas em baixo da pele ficam fracas ou perdem elasticidade, mas o alongamento e fortalecimento dessas áreas (além de queimar o excesso de gordura, no geral) podem ajudar." Tonificar esses músculos vai, por sua vez, tonificar a pele, dando a ilusão de que a celulite é menos visível," diz o Dr. McDaniel à Health.

Davizro

Preenchimentos injetáveis como, por exemplo Restylane e Radiesse, usados principalmente para definir as maçãs do rosto ou remover rugas, já provaram ter benefícios, embora temporários, nas áreas afetadas pela celulite. "É como colocar cobertura num bolo grumoso para melhorar o seu aspeto," explica a dermatologista Cheryl Karcher à revista Health. "Especialmente se a pessoa for muito magra e tiver 'covinhas' pronunciadas, um preenchimento pode equilibrar muito bem a pele. Contudo, o procedimento pode custar centenas ou até milhares de dólares por perna, e os resultados apenas duram alguns meses."

monkeybusinessimages

O laser, a radiofrequência e as técnicas de massagem são usados há vários anos para amenizar aspeto da celulite - e apesar de os resultados não serem permanentes, são eficazes a curto prazo. "Eles funcionam melhor que alguns cremes, e podem valer o investimento se a pessoa tiver tempo e dinheiro," diz a Dra. Karcher. Alguns, como os tratamentos a laser TriActiv e o VelaSmooth, garantem melhorias significativas na aparência da pele em 10 a 15 sessões, e requerem apenas consultas de manutenção mensais. Outros, como o tratamento de radiofrequência Thermage CL, são mais caros mas os resultados duram entre seis meses a um ano.

Pitijopo

A dieta sozinha não determina se a pessoa vai ter ou não celulite, mas uma alimentação equilibrada, com muitos legumes, pode reduzir a inflamação no corpo e ajudar a manter um peso saudável. Manter-se hidratada - tanto ao beber água como a consumir alimentos ricos em água - mantém os tecidos conjuntivos fortes e elásticos, e até ajuda a emagrecer. Tente comer muitos pepinos, rabanetes, tomates e pimentos, que são maioritariamente (mais de 90%) constituídos por água.

oneinchpunch

Fumar cigarros pode diminuir a circulação sanguínea, bem como enfraquecer e perturbar a formação de colagénio, permitindo que os tecidos conjuntivos fiquem danificados com mais facilidade e que a gordura passe através deles. Além disso, fumar dá (literalmente) mau aspeto noutros sentidos: causa rugas e o envelhecimento da pele, deixando-a seca e baça.