activa

Perfil

Saúde e Beleza

O hábito comum que pode estar a causar-lhe acne

Limpar é sempre o segredo, mas a forma como está a fazê-lo pode não ser a mais adequada.

Sâmia Fiates

RomarioIen

Não é novidade que uma pele oleosa ou pouco limpa tem uma maior probabilidade de ter acne. Mas o suor também pode ser um vilão nesta história.
Sim, isso mesmo. Há que ter atenção durante as sessões de treino. Quando transpiramos, os poros ficam abertos e a pele fica húmida, o que atrai poeira e sujidade. O excesso de líquidos e gorduras, combinados com a pele morta e a sujidade, acumulam-se e obstruem os poros. Assim forma-se a acne.
Portanto, o correto é secar o suor quando possível, certo? Talvez. A forma como está a limpar o rosto pode agravar o problema. Esfregar, por exemplo, uma toalha no rosto pode irritar a pele e espalhar as bactérias. O correto é dar leves batidinhas para apenas absorver o suor.
É importante usar um tecido limpo, para evitar mais bactérias na pele. Outra dica é limpar a maquilhagem e usar produtos oil-free antes de ir ao ginásio, à praia, ou a outras atividades nas quais provavelmente vai transpirar.
Os cabelos também podem ser inimigos da pele se ficarem soltos sobre o rosto, visto que, quando estão molhados com suor, escorrem resíduos. É indicado apanhá-los sempre para trás ou usar uma fita, e evitar passar as mãos para não transferir a sujidade para o rosto. E claro, quando possível deve-se lavar a cara com sabonete oil-free, para livrar-se das bactérias.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!