activa

Perfil

Saúde e Beleza

Está constipada? Estes 11 sintomas podem indicar algo mais grave

Mantenha-se alerta!

Activa.pt

PeopleImages

Quando a constipação toma conta de nós, podemos sentir que é o fim do mundo. Quer seja algo mais leve, passageiro, ou forte e duradouro, há certos sinais que não devemos ignorar. E a revista Health falou com alguns médicos para saber quais são eles.

1 - Os sintomas duram há mais de quatro dias. Neste caso, o melhor é consultar um médico para ser avaliada. Poderá não se tratar de uma simples constipação, mas de uma gripe ou mononucleose, por exemplo.

2 - Os sintomas voltam a aparecer pouco depois de desaparecerem. Poderá ter desenvolvido algum tipo de infeção, devido à fragilidade do sistema imunitário, pelo que o melhor é aconselhar-se junto de um médico, já que poderá necessitar de medicação.

3 - Regressou recentemente de uma viagem. Se, ao voltar a casa, tem sintomas de uma constipação, é melhor ser logo avaliada, já que pode ter desenvolvido alguma infeção menos convencional.

4 - Tem febre alta. Este é um sintoma pouco comum em simples constipações, podendo indicar Faringite estreptocócica, que, quando não tratada devidamente, propicia o surgimento de condições mais graves.

5 - Tem febres médias há alguns dias. Quando a febre parece não passar, deve ficar alerta, já que pode indicar que o organismo está a tentar "combater" algo mais que uma simples constipação.

6 - Sente incómodo no estômago. Se tiver náuseas, vómitos ou diarreia que não passam, deve, além de se manter hidratada, procurar um médico para uma avaliação mais detalhada.

7 - Dores de cabeças fortes. Se este é um dos seus principais sintomas - e, mais, se for acompanhado de febre e rigidez do pescoço -, pode indicar meningite, ou infeção nos seios paranasais, caso também note pressão na zona do nariz e olhos.

8 - Sente dores no peito e dificuldade em respirar. Este é, à partida, um grande sinal de alarme, que pode indicar condições mais sérias como uma bronquite, pneumonia ou mesmo embolismo pulmonar.

9 - Os sintomas resumem-se a uma área específica do corpo. Se apenas sente dor ou incómodo em alguma zona particular do corpo, desde a cabeça, à garganta, dentes ou ouvidos, deverá procurar avaliação médica.

10 - Dores no corpo todo. Este é um sintoma mais próprio de uma gripe, e não de uma mera constipação, pelo que deve tomar medidas adequadas para a cura do problema.

11 - Nota um padrão nos seus sintomas. Se o incómodo que sente piora após realizar determinadas atividades, quer seja brincar com animais, ou passar algum tempo na rua, poderá ter alguma alergia, e não apenas uma constipação. Identifique os momentos em que se sente pior e tente perceber se existe algum tipo de padrão.