activa

Perfil

Saúde e Beleza

6 sintomas de cancro colorretal e do cólon que ninguém deve ignorar

Mesmo os mais jovens!

Activa.pt

nensuria

Embora os cancros colorretais e do cólon tenham diminuído em adultos, nos últimos anos, investigadores descobriram que, pelo contrário, têm aumentado em millennials e geração X, como relatado no estudo de 2017, publicado no Journal of the National Cancer Institute.

E se a causa deste aumento ainda não foi identificada, as teorias são que fatores como a obesidade, consumo de carnes vermelhas e lacticínios, bem como uma dieta pobre em nutrientes e o sedentarismo possam contribuir para o aparecimento da doença.

Como tal, aconselha-se que, mesmo os mais jovens, que se preocupam, sobretudo, em trabalhar e divertir-se, estejam atentos aos principais sintomas de alarme, de modo a evitar que a doença seja diagnosticada já numa fase avançada.

São eles:

- sangue nas fezes, quer seja vermelho vivo ou mais escuro

- sangue rectal

- cólicas abdominais sem explicação

- mudanças nos hábitos intestinais (quer seja o timing, frequência, forma ou quantidade das fezes)

- obstipação ou diarreia constantes

- perda de peso inexplicável

Se os sintomas se mantiverem por mais de uma semana, é altura de consultar um especialista. Note ainda que um estilo de vida saudável, com uma alimentação recheada de vegetais, frutas e fibra, e pouco consumo de carnes vermelhas e/ ou processadas, pode diminuir o risco.