activa

Perfil

Saúde e Beleza

Estas são as fontes de potássio que deve colocar sempre no prato

E não, não falamos de bananas.

Activa.pt

Kirill_Savenko

Recomenda-se que, diariamente, o consumo de potássio ronde os 4700 miligramas. Este mineral é essencial para a regulação do ritmo cardíaco, da pressão arterial, da eliminação de toxinas, bem como para a saúde dos ossos e músculos. No fundo, desempenha um papel importante em diversas funções do organismo e, por isso, é essencial que o seu consumo seja adequado. E mais: estamos habituamos a ouvir que as bananas são uma ótima fonte de potássio, quando, de acordo com as Dietary Guidelines for Americans, nem estão incluídas no "top 10". Conheça os alimentos mais ricos neste mineral.

1 - Tubérculos. Desde cenouras a batatas, têm a maior concentração de potássio. Por exemplo, uma batata assada média contém cerca de 900 miligramas, o que corresponde a quase 20% da dose diária recomendada. Por sua vez, uma batata doce contém cerca de 694 miligramas.

2 - Salmão. Além de ser rico em ómega-3, este peixe contém cerca de 534 miligramas de potássio num filete de, aproximadamente, 85 gramas.

3 - Espinafres, acelgas, beterrabas. Por cada porção - cerca de meio copo -, podem conter aé 655 miligramas.

4 - Leguminosas. Feijões, grão, lentilhas podem ter cerca de 595 miligramas de potássio em meio copo. Além disso, são ricos em ferro.

5 - Abóbora-bolota. Um ótimo acompanhamento para um prato de peixe, carne, ou mesmo uma simples salada, meio copo de polpa desta abóbora pode conter até 448 miligramas de potássio.

6 - Iogurte grego não açucarado. Cerca de 227 gramas contêm, em média, 579 miligramas do mineral.

7 - Amêijoas. Igualmente fonte de vitamina B12 e ferro, este tipo de marisco pode conter 534 miligramas de potássio em cada 227 gramas, aproximadamente.

Seguem-se alimentos como o Edamame, com inúmeros benefícios para a saúde, as frutas cítricas, tâmaras, tomates, sementes de romã, abóbora e pêssegos.