activa

Perfil

Saúde e Beleza

‘Liftings da hora do almoço’: como ter menos 10 anos em menos de 1 hora

Saiba o essencial sobre as técnicas de medicina estética que permitem rejuvenescer alguns anos rapidamente, sem recorrer ao bisturi.

Isabel Vidal

RossHelen

Demoram entre 15 e 45 minutos a realizar, com um mínimo de desconforto e sem recobros aparatosos, e os resultados são visíveis imediatamente ou em poucas semanas (dependendo do tratamento). O seu único senão é também a sua maior vantagem: os resultados são transitórios (mas na verdade nem os liftings cirúrgicos duram para sempre) o que torna o processo menos arriscado. Feitos com conta, peso e medida, estes procedimentos podem não tirar do rosto exatamente 10 anos, mas rejuvenescem o aspeto e fazem uma bela diferença.

Injeções de toxina botulínica

A toxina botulínica paralisa temporariamente os músculos onde é injetada e evita que eles se contraiam, o que torna a expressão do rosto mais relaxada e as rugas de expressão menos marcadas. É indicada, por exemplo, para corrigir e suavizar as rugas da testa e na zona dos olhos.
Quanto tempo demora o procedimento? Cerca de 30 minutos, embora a duração dependa do número de picadas efetuadas.
É doloroso? "Não. No máximo poderá ter uma sensação incómoda momentânea quando o produto é injetado", explica a Dra. Mariana Alves, da Clínica MEA. Se for muito sensível pode pedir ao médico para anestesiar um pouco a zona antes de proceder à injeção.

Como se fica logo a seguir? Não se nota nada, pode-se sair diretamente para uma reunião, se for o caso, e retomar a vida normal (evitando apenas expor-se a fontes de calor). Algumas pessoas podem sentir uma ligeira dor de cabeça, mas é uma situação passageira.
Quando se veem os resultados? A partir do terceiro dia, mas o efeito máximo será visível após duas semanas.
Quanto tempo dura? Em geral, entre três a cinco meses, varia de pessoa para pessoa.
Quanto custa? Depende da zona tratada, mas rondará entre 300 e 500 euros.
Onde fazer? Clínica MEA, Lisboa.

Injeções de ácido hialurónico

O ácido hialurónico é um componente natural da pele, dando-lhe densidade e hidratação. Em versão de síntese e injetado localmente, permite, nomeadamente, preencher rugas finas ou profundas, e devolver ao rosto volumes perdidos com a idade (nas maçãs do rosto, por exemplo).

Quanto tempo demora o procedimento? Cerca de uma hora, mas depende da zona tratada e do tipo de preenchimento que for feito.
É doloroso? É mais incómodo do que doloroso, mas em caso de grande sensibilidade pode ser feita uma ligeira anestesia local.
Como se fica logo a seguir? Bem. Não se nota nada de estranho, pelo que se pode retomar a vida normal imediatamente. Na eventualidade de haver um pequeno hematoma pode-se disfarçar com maquilhagem.
Quando se veem os resultados? Imediatamente.
Quanto tempo dura? Em geral, entre seis meses e um ano.
Quanto custa? A partir de 350 euros. O valor depende da zona ou zonas tratadas e do tipo de preenchimento realizado.
Onde fazer? Clínica MEA Médico-Estética Avançada, Lisboa.

PEELING
Os peelings são descamações controladas que permitem ‘renovar’ a pele e eliminar as camadas exteriores de aspeto mais envelhecido. Podem ser superficiais, médios ou profundos, conforme as camadas de pele eliminadas no procedimento. Quando mais profundo, mais notórios os resultados, mas também mais invasivo se torna e maior é o tempo de recuperação. Há diversos tipos a escolher, conforme o que se pretende (tratamento de acne, manchas, textura enrugada e irregular…).
Quanto tempo demora o procedimento? Cerca de 20 minutos.
É doloroso? "Se for superficial, não. Causará apenas, eventualmente, uma sensação de ligeiro desconforto que se tolera bem", esclarece a Dra. Marisa André. "Se se tratar de um peeling médio haverá uma sensação de ardor, passageira. Os peelings profundos são muito desconfortáveis e exigem sedação."
Como se fica logo a seguir? Tratando-se de um peeling superficial pode haver uma ligeira vermelhidão e depois uma leve descamação, ambas fáceis de disfarçar, por isso pode retomar a vida normal. Se for um peeling médio, a vermelhidão e descamação são mais acentuadas e mais difíceis de disfarçar, pelo que é aconselhável fazê-lo antes de um fim de semana. Para um peeling profundo convém reservar umas semanas de férias se não quer que se saiba.
Quando se veem os resultados? Embora a pele fique logo mais uniforme e luminosa assim que termina a descamação, o ideal é fazer pelo menos quatro tratamentos para a diferença ser realmente notória. O intervalo entre tratamentos varia conforme o tipo de peeling (podem ser feitos com um intervalo de uma a três semanas).
Quanto tempo dura? Se forem seguidos os cuidados sugeridos pelo médico (como minimizar a exposição solar, aplicar protetor solar diariamente…), os resultados são duradouros. Mas para os prolongar convém ir fazendo um peeling de manutenção a cada dois ou três meses.
Quanto custa? Cerca de 80 a 100 euros, sendo que um pack de quatro tratamentos rondará os e300.
Onde fazer? Clínica Laser de Belém, em Lisboa.

MAGIC THREADS
Trata-se de fios de uma substância reabsorvível que são introduzidos sob a pele para criar tensão, redefinindo os volumes e contorno do rosto. Ao serem reabsorvidos, são substituídos naturalmente pelo colagénio produzido na pele.
Quanto tempo demora? Cerca de 30 minutos.
É doloroso? Não, porque é feito com anestesia local.
Como se fica logo a seguir? Pode haver vermelhidão, que desaparece em algumas horas, e pequenos hematomas passageiros. Este procedimento exige alguns cuidados posteriores em casa, durante os primeiros dias.
Quando se veem os resultados? Sente-se e vê-se logo uma certa tensão na zona tratada. Depois os resultados vão-se acentuando, começam a ser notórios ao fim de vinte a trinta dias, e atingem o máximo em três a cinco meses.
Quanto tempo dura? Varia de pessoa para pessoa, mas pode durar até um ou dois anos.
Quanto custa? A partir de 360 euros. O valor depende do número de fios aplicados e das áreas tratadas.
Onde fazer? Kryo Clinics,
Lisboa.

Tratamento de bioestimulação com prfc
Chamam-lhe ‘lifting do vampiro’ porque envolve a utilização do sangue da paciente. O PRFC (plasma rico em fatores de crescimento) usado neste procedimento estimula a produção natural de colagénio, elastina e ácido hialurónico na pele, o que resulta num aumento da firmeza, luminosidade e diminuição das rídulas. O tratamento começa com a recolha de uma pequena quantidade de sangue que é centrifugado para separar a fração mais rica em fatores de crescimento. A seguir, o plasma tratado é injetado na pele, com múltiplas punções realizadas com uma agulha fina.
Quanto tempo demora o procedimento? De 10 a 15 minutos o tratamento propriamente dito, mas há que contar também com 30 minutos para a preparação do sangue.
É doloroso? "O grau de dor e desconforto sentido depende da sensibilidade de cada pessoa, mas também, em grande parte, da experiência do médico e dos materiais utilizados", explica a Dra. Mariana Morais. Se necessário pode ser feita uma ligeira anestesia local.
Como se fica logo a seguir? A pele fica ligeiramente ruborizada, mas esse rubor desaparece ao fim de um ou dois dias e entretanto é facilmente disfarçável com maquilhagem.
Quando se veem os resultados? Começam a ser visíveis ao fim de 3 dias e vão melhorando progressivamente ao longo de um mês.
Quanto tempo dura? Os efeitos podem durar até seis meses.
Quanto custa? Cerca de 550 euros.
Onde fazer? Clínica IN, Lisboa e Vale de Lobo.

MESOTERAPIA
Destinada a hidratar profundamente e revitalizar a pele, esta técnica consiste em introduzir até à derme, através de múltiplas micro injeções, um cocktail de substâncias, como ácido hialurónico, minerais, vitaminas, antioxidantes, cafeína...
Quanto tempo demora o procedimento? Entre 30 e 45 minutos.
É doloroso? Não propriamente, mas é desconfortável, embora o nível de desconforto dependa da sensibilidade de cada pessoa. Se necessário pode ser aplicada uma anestesia tópica ou gelo.
Como se fica logo a seguir? A pele fica ligeiramente ruborizada e, eventualmente, com uns pontinhos, que desaparecem ao fim de algumas horas.
Quando se veem os resultados? Os primeiros resultados são ao nível da luminosidade e começam a ver-se ao fim de uma semana. Depois vão-se acentuando progressivamente, até atingir o máximo, após três a quatro meses.
Quanto tempo dura? Atingido o 'pico', 1 a 2 meses, pelo que é recomendado repetir o tratamento a cada seis meses.
Quanto custa? A partir de 60 euros por sessão.
Onde fazer? Clínicas Dr. Well’s, Lisboa e Porto.

COMO GARANTIR MELHORES RESULTADOS
• O mais importante, em qualquer tratamento de medicina estética, mesmo que não seja cirúrgico, é certificar-se de que está a fazê-lo por si e para si, e não para agradar a alguém.
• Mesmo não se tratando de cirurgia, qualquer procedimento que seja minimamente invasivo (como as injeções ou afins), deve ser feito em ambiente de clínica médica e não num instituto ou spa, e realizado por um dermatologista ou cirurgião, que é a pessoa indicada para lhe explicar os eventuais riscos e contraindicações.
• No caso das injeções de ácido hialurónico e toxina botulínica, se gostar do resultado, mas achar que durou pouco, não caia na tentação de pedir que lhe apliquem mais quantidade de produto na vez seguinte: é assim que se acaba por ficar com um ar estranho e artificial. Lembre-se que o objetivo é parecer melhor (e eventualmente mais nova) sem que se perceba que fez alguma coisa.
• Diga claramente ao médico o resultado que pretende. Para o caso dos injetáveis, pode ajudar se levar fotos suas de há 10 anos, para ele ver como eram os volumes do seu rosto.
• Em muitos casos, a combinação de duas ou mais técnicas permite obter resultados mais espetaculares e duradouros. Aconselhe-se com o médico. E siga religiosamente as instruções que ele lhe der pós-procedimento.

Erstudiostok