activa

Perfil

Saúde e Beleza

Os produtos de higiene íntima nunca mais serão os mesmos

Esteja atenta às mudanças!

Activa.pt

LoulouVonGlup

falámos acerca dos tampões orgânicos, mas estes não são os únicos produtos inovadores no que toca à sua higiene íntima. Várias mudanças estão a ocorrer neste setor, e estar atenta é a melhor atitude a tomar. Apresentamos-lhe algumas das novidades mais práticas!

1 - Tratamentos alternativos

Se costuma sofrer de infeções vaginais ou vaginose bacteriana, saiba que os supositórios de ácido bórico podem ser uma grande ajuda. Por outro lado, os probióticos orais podem prevenir infeções urinárias. Ainda assim, mesmo que naturais, estes tratamentos devem ser sempre prescritos pelo seu ginecologista.

2 - Listas de ingredientes mais curtas

Com vista a um cuidado íntimo mais natural, tem havido uma preocupação crescente com a diminuição dos ingredientes usados na produção dos produtos. Quanto mais simples, melhor! Sabemos que é pouco aconselhado o uso de toalhitas ou gel de banho de limpeza vaginal, mas, ainda assim, muitas pessoas os usam.

A pensar nisso, algumas empresas têm tentado criar alternativas, como toalhitas de ph neutro e sem odor ou químicos que possam irritar a zona sensível. As toalhitas de bebé também são uma boa opção. "São mais baratas, e, normalmente, hipoalergénicas e sem fragrância", diz Nina Brochmann, médica e co-autora da obra The Wonder Down Under.

3 - Produtos naturais

É aqui que entram os tampões orgânicos. "Não foi provado, mas algumas pacientes revelam menos sintomas, quando usam tampões ou pensos higiénicos orgânicos", afirma Brochmann, referindo-se às mulheres com pele sensível, alergias ou irritação vaginal frequentes.

"O copo menstrual também é uma excelente alternativa. Não absorve em excesso, pelo que há menor risco de irritação", acrescentou a especialista. Há já algumas opções à venda em Portugal - o Celeiro é exemplo de um dos locais em que são disponibilizadas estas alternativas -, mas outras grandes empresas, como a Tampax, estão a apostar no desenvolvimento destas inovações.

    newsletter

    Receba GRÁTIS no seu email as notícias que selecionamos para si!